A Unifal realiza em Alfenas, no Sul de Minas, um cadastramento de doadores de medula óssea nesta sexta-feira (14). A ação ocorre em parceria com o Hemonúcleo do Hospital de Amor de Barretos e busca ampliar o número de voluntários inscritos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Além disso, a iniciativa tem o objetivo de aumentar as chances de pacientes oncológicos encontrarem um doador compatível. A compatibilidade não aparentada é rara, com média de 1 para cada 100 mil pessoas. Dessa forma, quanto maior o número de cadastrados, maiores são as possibilidades de encontrar uma combinação genética adequada.
Segundo a professora Leilismara Sousa Nogueira, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) e coordenadora do evento, o registro de novos voluntários é essencial para fortalecer o banco de doadores no país.
O cadastramento será realizado no hall do prédio V, das 9h às 18h20, e no Laboratório Central de Análises Clínicas (Lacen), das 9h às 16h, no campus sede da Unifal em Alfenas.
Para participar, o voluntário preenche um formulário e doa uma amostra de sangue de 5 ml para testes de tipificação HLA, etapa fundamental para verificar a compatibilidade genética. Em seguida, os dados são registrados no Redome.
Podem se cadastrar pessoas entre 18 e 35 anos, em bom estado de saúde, sem doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como HIV ou hepatite. Por outro lado, quem possui histórico de doenças neoplásicas, hematológicas ou autoimunes, como lúpus ou artrite reumatoide, não pode participar.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t







