O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025, aconteceu em todo o Brasil na semana passada. Após dois finais de semana de provas específicas, os alunos aguardam os resultados oficiais.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Para muitos, o ENEM é porta principal de acesso as universidades. Há quem está concluindo o Ensino Médio e se empenha para continuar os estudos em uma instituição de ensino superior, e também alunos mais jovens, que aproveitam a oportunidade para treinar os conhecimentos adquiridos através do estudo dentro da sala de aula.
Um dos momentos mais aguardados do ENEM é a descoberta do tema da redação. A redação do ENEM vale um máximo de 1.000 pontos, que são distribuídos em cinco competências avaliadas, cada uma valendo 200 pontos. A redação pode corresponder a cerca de 20% da média geral do candidato, sendo fundamental na pontuação geral.
A professora Priscila Silva de Souza treina diariamente os seus alunos para a prova. E entre uma das discussões na sala de aula, listou diversos temas que provavelmente poderiam aparecer na prova e, para a surpresa de todos, um dos mais comentados por ela, foi exatamente o tema desta edição da prova, “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Segundo a professora, quando soube do tema ficou anestesiada por um momento. Para ela, embora o tema parecesse “fácil” a princípio, poderia gerar dúvidas nos candidatos no desenvolvimento do texto e na apresentação da conclusão. Além dela, os alunos do 2° ano do Ensino Médio Tempo Integral, também ficaram surpresos com a notícia e logo após a prova já entraram em contato com a professora.
Priscila é professora na rede estadual de educação. A professora leciona na Escola Estadual Monsenhor Mário Araújo Guimarães e através de livros didáticos e materiais audiovisuais conseguiu fortalecer o conhecimento dos alunos para a elaboração de propostas a serem escritas no texto da redação.
Veja a matéria abaixo.








