Um grave acidente foi registrado na manhã de domingo (23) no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus (AM). Um guindaste utilizado na montagem de uma árvore de Natal tombou durante a operação e deixou um trabalhador morto e outro ferido. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o exato momento em que a estrutura perde estabilidade e desaba.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
No vídeo, é possível ver o equipamento inclinando para o lado poucos segundos antes da queda. O operador, que estava vestido de Papai Noel para uma ação promocional, salta da cabine na tentativa de escapar. Apesar da manobra, o impacto deixa um trabalhador, identificado como Antônio Paulo Rodrigues de Souza, de 40 anos, sem vida. Outro operário foi socorrido com ferimentos e encaminhado para atendimento médico.
Após o tombamento, o operador do guindaste foi detido pela Polícia Civil e autuado por homicídio culposo e lesão corporal culposa. As investigações apontam que a empresa responsável pela instalação da decoração natalina, a Cenart, não possuía a documentação exigida para operar o equipamento no local.
Em nota, o Crea-AM informou que não havia Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) específica para aquela operação, nem plano de rigging, documento essencial para avaliar riscos e definir procedimentos seguros em atividades com grandes estruturas suspensas. Ambos são obrigatórios em serviços desse tipo.
A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar possíveis falhas técnicas, responsabilidades individuais e eventuais irregularidades por parte da empresa e dos profissionais envolvidos. O guindaste e os demais equipamentos utilizados foram apreendidos e devem passar por perícia.
O Largo de São Sebastião é um dos principais pontos turísticos da capital amazonense e costuma receber grande fluxo de visitantes durante o período natalino. A área foi isolada após o acidente.








