Com apoio do agroBR, produtores mineiros ampliam exportações 

26/12/2025
em Artigos
Com apoio do agroBR, produtores mineiros ampliam exportações 

A cafeicultora Raquel Puliti tem quase três anos de parceria com o agroBR:

“Tive a felicidade de ser selecionada para participar de um evento em Dubai”

FAEMG SENAR | Divulgação

O agro de Minas responde por quase 44% de tudo o que Minas Gerais exporta, segundo dados divulgados no Balanço Agropecuário 2025 do Sistema Faemg Senar. Uma realidade que se reflete por meio de programas como o agroBR, que tem como objetivo promover ações de capacitação para que pequenos e médios empreendedores rurais fortaleçam sua atuação no comércio exterior.

A iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a ApexBrasil, é desenvolvida em Minas pelo Sistema Faemg Senar. Somente em 2025, 151 produtores rurais mineiros foram atendidos e enviaram ao mercado internacional mais de dez tipos diferentes de produtos. Entre eles estão cafés, cacau e derivados, méis, frutas, bebidas alcoólicas, nozes e castanhas, molhos, azeites, chás, farinhas, lácteos e pescados.

Tatiana Barros, consultora do agroBR no estado, explica que o programa atende produtores e cooperativas rurais por meio de capacitações que abrangem todo o processo de exportação — desde a formação de preço e portfólio em cinco idiomas, adequação de embalagens e questões sanitárias, até a participação em eventos nacionais e internacionais e rodadas de negócios com compradores estrangeiros.

│ “Na última Semana Internacional do Café, trouxemos 12 compradores internacionais e realizamos mais de 270 reuniões com produtores rurais mineiros. Nossos produtores também participaram da Apimondia, evento de apicultura em Copenhague; da Fruit Attraction, em Madri; e, em janeiro, teremos outras duas missões internacionais: a World of Coffee e a Gulfood, ambas em Dubai”, comenta.

Tatiana acrescenta que, para os próximos 12 meses, a expectativa é que os produtores atendidos pelo agroBR em Minas gerem mais de US$ 32 milhões em negócios. Números que refletem o trabalho de produtoras rurais como Raquel Puliti Meirelles, proprietária da marca Varietal, que, junto com a família, produz cafés especiais nas regiões Nordeste e Sul de Minas.

Ela participa do agroBR há quase três anos, parceria que abriu portas para a exportação de seus cafés para os Estados Unidos, Europa, Japão, Coreia, Israel e Emirados Árabes.

│ “Participei da SIC e negociei com compradores de cafés especiais em todos os continentes. Agora, tive a felicidade de ser selecionada para participar de um evento em Dubai, um país que eu ‘namorava’ há muito tempo por ser um mercado importante para o tipo de café que cultivo, mas que era difícil de acessar pelo fato de ser uma viagem cara. Mesmo que façamos reuniões on-line, conhecer as pessoas pessoalmente e o consumidor local é muito importante para nós. Com essa oportunidade, vamos nos preparar para a nova safra e entregar ao mercado internacional no meio do ano que vem”, planeja.

  

0
COMPARTILHAMENTOS
13
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp

Relacionado Posts

MINASCON 2026 e FECONSUMINAS consolidam Pouso Alegre como centro da construção civil mineira 
Artigos

MINASCON 2026 e FECONSUMINAS consolidam Pouso Alegre como centro da construção civil mineira 

14/07/2026
Sigma Lithium apresenta resultados de monitoramento ambiental independente e reforça compromisso com o desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha 
Artigos

Sigma Lithium apresenta resultados de monitoramento ambiental independente e reforça compromisso com o desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha 

09/07/2026
Comida não tem partido 
Artigos

Comida não tem partido 

08/07/2026
Agro mineiro alcança marca histórica 
Artigos

Agro mineiro alcança marca histórica 

07/07/2026
Próximo Post
Vestibular Uemg tem recorde de inscritos 

Vestibular Uemg tem recorde de inscritos 

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.