Um homem de 31 anos, considerado uma das lideranças do tráfico de drogas em Formiga, no Oeste de Minas Gerais, foi preso na última terça-feira (20) após ficar quatro anos foragido da Justiça. A prisão foi realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais (Caocrim), em parceria com a Diretoria de Inteligência da Polícia Militar de Minas Gerais (Dint/PMMG).
O suspeito era o último foragido das operações Snowblind e Venator, deflagradas em 2022 e 2025 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). As ações tiveram como foco o enfrentamento ao tráfico de drogas e contaram com o apoio das polícias Civil, Militar e Penal.
A localização do foragido foi possível após um trabalho conjunto de monitoramento dos setores de inteligência das instituições envolvidas, incluindo o uso de drone. A prisão ocorreu durante um cerco realizado por militares do 63º Batalhão da Polícia Militar.
Ao perceber a aproximação dos policiais, o homem tentou fugir, mas acabou sendo capturado. Durante a tentativa de fuga, ele se feriu e precisou ser encaminhado para atendimento médico. Além do mandado de prisão em aberto, o suspeito já possui uma condenação definitiva de sete anos de reclusão.
Durante a mesma ação, outro homem, também de 31 anos, foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
No local onde os dois suspeitos estavam escondidos, os policiais apreenderam um revólver calibre .32, uma motocicleta, três aparelhos celulares e R$ 1.090 em dinheiro. Também foram encontradas diversas substâncias entorpecentes, incluindo 74 pinos de cocaína, 35 papelotes, oito frascos e uma barra da droga, além de 17 tabletes de haxixe. Ainda foram apreendidas 15 buchas, sete barras e uma porção de maconha.
Operações Snowblind e Venator
A operação Snowblind foi deflagrada em 5 de julho de 2022 e resultou no cumprimento de sete mandados de prisão temporária em Formiga. Na ocasião, três pessoas foram presas em flagrante após a apreensão de drogas semelhantes a cocaína, maconha e crack.
As investigações apontaram que, em 2021, havia um esquema estruturado de tráfico de drogas na cidade envolvendo cerca de 20 pessoas. A operação mobilizou 96 policiais militares, distribuídos em 29 viaturas, além de 80 policiais civis, em 22 viaturas. Os presos foram conduzidos por policiais penais.
Já a operação Venator foi deflagrada em 2024 pela Polícia Militar com o objetivo de localizar e prender foragidos da Justiça e integrantes do crime organizado considerados prioritários em Minas Gerais.
Fonte: Jornal Folha Regional









