A cidade de Passos foi representada em um importante evento internacional da área jurídica na última semana. A servidora pública Débora Pollo, integrante do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil, participou da Conferência de Ministros da Justiça dos Países Ibero-Americanos, realizada na Cidade do Panamá.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O encontro reuniu autoridades e representantes governamentais de diferentes países para debater políticas públicas e mecanismos de cooperação jurídica internacional voltados ao fortalecimento dos sistemas de justiça. Durante as discussões, Débora integrou a delegação brasileira e chegou a ocupar lugar à mesa de debates ao lado de representantes de outras nações, oportunidade em que apresentou e defendeu as posições do Brasil no evento.
Ao término da conferência, os países participantes aprovaram o texto da Convenção Iberoamericana de Acesso à Justiça. O documento estabelece um compromisso conjunto entre as nações envolvidas para ampliar o acesso da população aos sistemas judiciais, com atenção especial às pessoas em situação de vulnerabilidade, além de incentivar a construção de estruturas mais inclusivas e sensíveis às demandas sociais.
Filha de Marcos Pollo e Leonia Pollo, Débora é natural de Passos e construiu sua formação educacional na própria cidade. Durante a infância e adolescência, estudou na escola de sua tia, Lurdes Sanches, e também no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, instituições que fizeram parte de sua trajetória acadêmica.
A presença da passense em um evento internacional desse porte foi recebida como motivo de orgulho para a cidade, ao ver uma de suas cidadãs representar o país em um espaço de diálogo entre diferentes nações. Após retornar da conferência, Débora destacou a satisfação com os resultados alcançados e ressaltou a importância do avanço das discussões voltadas ao fortalecimento do acesso à justiça nos países ibero-americanos.
Fonte: Jornal Folha Regional









