Justiça Eleitoral prepara urnas e organiza procedimentos para o segundo turno em Carmo do Rio Claro

14/10/2026
em Destaque, Destaque
Cartório Eleitoral de Carmo do Rio Claro promove treinamento nas urnas durante Semana Nacional do Sistema Eletrônico de Votação

A Justiça Eleitoral realizará, nos próximos dias, uma série de procedimentos de preparação, verificação e transmissão de dados para o segundo turno das Eleições Gerais de 2026 na 77ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Carmo do Rio Claro e Conceição da Aparecida.

O cronograma prevê a preparação das urnas eletrônicas, a emissão do relatório de zerésima do sistema de totalização e a utilização de um ponto de transmissão remota dos arquivos das urnas em Conceição da Aparecida.

?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

A primeira etapa será realizada no dia 16 de outubro, a partir das 8h, no Cartório Eleitoral de Carmo do Rio Claro, localizado na Rua Getúlio Vargas, nº 43, no Centro. Durante o procedimento, serão geradas as mídias utilizadas na preparação das urnas, além da carga dos equipamentos, lacração e realização de verificações previstas nas normas eleitorais.

Uma nova etapa está marcada para o dia 20 de outubro, a partir das 12h. Na ocasião, será feita a conferência visual das informações exibidas nas telas iniciais das urnas, incluindo o relógio e o calendário interno. Também estão previstos testes de votação e verificações da integridade e autenticidade dos sistemas instalados nos equipamentos. Urnas que apresentarem problemas que impeçam seu funcionamento poderão ser substituídas.

Sistema de totalização será verificado antes da votação
No dia 24 de outubro, a partir das 16h, o Cartório Eleitoral realizará a emissão do relatório de zerésima do Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT). O documento tem a finalidade de comprovar que o sistema responsável pela totalização dos votos não possui votos computados antes do início da apuração.

O procedimento poderá ser acompanhado por representantes de partidos políticos, federações, coligações, Ministério Público Eleitoral, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e demais entidades fiscalizadoras, além do juiz eleitoral.

Conceição da Aparecida terá ponto de transmissão dos resultados
Já no dia 25 de outubro, data do segundo turno, os arquivos das urnas eletrônicas de Conceição da Aparecida serão transmitidos por meio do JE-Connect, solução disponibilizada pela Justiça Eleitoral para o envio remoto dos dados.

A transmissão está prevista para começar às 17h, a partir de um ponto instalado na Escola Municipal Tiradentes, na Rua Cristo Rei, nº 281, no Centro do município.

De acordo com o edital, o local será utilizado para transmitir os arquivos de 25 seções eleitorais. O procedimento ficará sob responsabilidade do técnico judiciário Erik Marques Rodarte, lotado na 77ª Zona Eleitoral.

As medidas fazem parte dos procedimentos estabelecidos pela Justiça Eleitoral para a preparação dos equipamentos, a verificação dos sistemas e o encaminhamento dos resultados do segundo turno das eleições.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/J08Cx2v2HiwATN1Ontl3NV?s=cl&p=i&ilr=0
0
COMPARTILHAMENTOS
0
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: carmo do rio claroEleiçõesJustiça Eleitoralprocedimentossegundo turno

Relacionado Posts

Suspeito de furtar caminhão e mini escavadeira em São Sebastião do Paraíso é preso em SP
Destaque

Suspeito de furtar caminhão e mini escavadeira em São Sebastião do Paraíso é preso em SP

14/10/2026
Policiais penais descobrem buraco em tela e impedem entrada de drogas e celulares em presídio de Alfenas
Destaque

Ministério Público pede cumprimento de decisão que limita ocupação do Presídio de Alfenas

14/10/2026
Previsão de chuvas fortes entre os dias 3 e 4 exige atenção redobrada dos motoristas nas rodovias
Destaque

Previsão indica chuva acima de 30 mm em cidades do Sul de Minas

14/10/2026
Menina de 3 anos morre após ser atingida por empilhadeira em fábrica de bolachas
Destaque

Menina de 3 anos morre após ser atingida por empilhadeira em fábrica de bolachas

14/10/2026

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Coluna MG
  • Artigos
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.