Pesquisar
Pesquisar

Diarista sofre racismo em estádio de futebol em MG e denuncia abuso: “Quero Justiça”

23/07/2025
em Destaque, Destaque
Diarista sofre racismo em estádio de futebol em MG e denuncia abuso: “Quero Justiça”

A diarista Jaqueline Camila Augusto denunciou ter sido vítima de ofensas racistas durante uma partida do Campeonato Amador de Futebol ,o “Amadorzão”, no último domingo (20), no Estádio Nego Horácio, localizado no bairro Vila Barcelona. O campeonato é promovido pela Prefeitura de Varginha e reúne times de bairros da cidade, de Varginha(MG)

?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

Segundo relato da vítima, as agressões verbais ocorreram enquanto ela acompanhava sua filha e uma amiga na torcida do Vila Registanea, equipe da comunidade onde reside. As ofensas partiram, de acordo com Jaqueline, de uma torcedora do América, time que jogaria na partida seguinte.

“Descemos as escadas e estava ali a torcida toda da América. Por respeito, como fazemos em todos os jogos, ficamos afastadas. Mas ao passar perto da torcida, uma mulher gritou: ‘macaca do cabelo de boneca’. Eu não acreditei, continuei andando. Nisso, me arrepiou toda”, contou emocionada.

Caso pode ser enquadrado como racismo recreativo

O advogado Mailso Paiva Martins, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB em Varginha, afirmou que o episódio se caracteriza como racismo recreativo, uma forma de discriminação racial expressa em ambientes tidos como informais, como eventos esportivos.

“Como ocorreu em um estádio, o caso se encaixa em uma tipificação penal mais específica. A pena para esse tipo de crime varia de dois a cinco anos de prisão, além de sanções como a proibição de frequentar estádios por até três anos”, explicou o advogado.

Jaqueline procurou a Polícia Militar para registrar um boletim de ocorrência (B.O.), mas foi informada de que não poderia fazê-lo sem os dados completos da agressora, como nome e endereço — informações que ela não possuía no momento.

“Disseram que sem nome e endereço, não dava pra fazer o boletim. Mas como eu iria saber? Não conheço aquela mulher”, afirmou.

A OAB esclareceu que o B.O. deveria ter sido feito imediatamente no local, permitindo a identificação da agressora pela PM ou por câmeras de segurança. Ainda assim, a vítima tem até seis meses para formalizar a denúncia, caso a autora das ofensas seja identificada.

Reações de clubes e autoridades

A Associação Registânea Esporte Clube, time da vítima, divulgou nota de repúdio classificando o episódio como “lamentável” e reafirmando que “racismo é crime, inadmissível e não será tolerado dentro ou fora dos estádios”. O clube também prestou solidariedade à torcedora agredida.

Já o América Futebol Clube, time cuja torcedora é apontada como autora da injúria racial, também se manifestou publicamente, afirmando que o ato não representa os valores da equipe e que repudia qualquer atitude racista.

A Prefeitura de Varginha, por sua vez, declarou que nem a organização do campeonato nem a Guarda Civil Municipal foram informadas sobre o ocorrido no momento do jogo. Em nota oficial, a administração pública disse repudiar “qualquer atitude ou manifestação de desrespeito ao próximo”.

Busca por justiça

Jaqueline afirma que seguirá buscando justiça, não apenas por ela, mas por outras pessoas que possam passar pela mesma situação no futuro.

“Hoje eu quero justiça. Vou fazer o boletim e dar andamento ao processo, pra que ela não faça isso com mais ninguém. Amanhã, meus netos podem estar num estádio e passar por isso. Eu quero acabar com isso.”

A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar de Varginha para entender por que o boletim de ocorrência não foi registrado no momento da denúncia, mas ainda não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?

0
COMPARTILHAMENTOS
150
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: #racismo #preconceito #varginha

Relacionado Posts

Carmelitanas participam de Hallel em Franca com público recorde de 100 mil pessoas
Destaque

Carmelitanas participam de Hallel em Franca com público recorde de 100 mil pessoas

15/09/2025
Prefeitura de Alpinópolis abre Processo Seletivo para contratação em 2025; veja os cargos!
Destaque

Prefeitura de Alpinópolis abre Processo Seletivo para contratação em 2025; veja os cargos!

15/09/2025
Assassino foragido há mais de 20 anos é preso pela Polícia Militar em cidade da região
Destaque

Assassino foragido há mais de 20 anos é preso pela Polícia Militar em cidade da região

15/09/2025
Mulher é encontrada morta com marcas nas pernas e polícia suspeita de ataque de cães
Destaque

Homem assassina esposa grávida e coloca fogo em imóvel

15/09/2025
Próximo Post
Moradores do Planalto 2, em Carmo, cobram providências contra infestação de animais peçonhentos

Moradores do Planalto 2, em Carmo, cobram providências contra infestação de animais peçonhentos

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Portal Onda Sul

  • Home
  • Vídeos
  • Fala na Cara
  • Coluna MG
  • Artigos
  • Notícias
  • Contato
  • Promoção
  • Ao Vivo