A Operação Narke 4, realizada entre os dias 21 e 29 de junho, terminou com a prisão de 1.575 pessoas em todo o Brasil. A ação, que teve participação das Polícias Civis dos 26 estado, incluindo Minas Gerais, também resultou na apreensão de 5,8 toneladas de drogas, 128 veículos, 604 mandados de prisão cumpridos, além de documentos e dinheiro em espécie. O prejuízo estimado ao crime organizado é de mais de R$ 155 milhões.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Os resultados da operação foram divulgados nesta terça-feira (1º/7). Durante a ação, também foram incineradas 71,2 toneladas de drogas que já haviam sido apreendidas anteriormente.
Segundo as autoridades, os números mostram o impacto positivo do trabalho das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas, especialmente em regiões mais afetadas por facções criminosas.
Integração entre as polícias é destaque
De acordo com Rodney da Silva, diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a operação mostra que a atuação conjunta das polícias civis, com planejamento e uso de inteligência, é eficaz para desarticular redes criminosas complexas.
“Ao combater o tráfico, atingimos o principal meio de sustento das organizações criminosas. Isso ajuda a reduzir outros crimes, como homicídios, roubos, furtos, lavagem de dinheiro e tráfico de armas”, explica o diretor.
Tráfico como causa da violência
Rodney também destacou que o tráfico de drogas é um dos principais motores da violência urbana no país. Segundo ele, as facções ligadas ao tráfico também estão envolvidas com armas, assassinatos encomendados e corrupção, o que torna o combate a essas redes ainda mais urgente.
Ação em alusão ao Dia Internacional contra as Drogas
A operação foi realizada em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em 26 de junho. A iniciativa contou com a participação das unidades especializadas das Polícias Civis, sob coordenação da Senasp, que é ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O objetivo principal da operação foi enfraquecer financeiramente as facções criminosas e intensificar o combate ao tráfico de drogas ilícitas.
Cooperação nacional
A Operação Narke 4 também fortaleceu a Renarc (Rede Nacional de Unidades de Enfrentamento ao Narcotráfico), que busca integrar esforços entre os estados, melhorar o uso de inteligência policial e tornar as ações contra o tráfico mais eficientes e coordenadas.
Fonte: gov.com.br
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3G