A partir de 2020, Cepea focará na cotação líquido do leite ao produtor

Compartilhar

O Cepea, que calcula tanto o preço líquido, que não contém fretes e impostos, quanto o preço bruto, que contém fretes e impostos passará por uma reformulação. Para o ano de 2020, além deste método, a pesquisa do leite ao produtor do Cepea passará a focar no preço líquido negociável.

A ideia é explicitar aos agentes de mercado que o preço acompanhado se refere apenas ao valor recebido pelos produtores, sem adição de frete e impostos, facilitando, assim, a comparação e análise das informações.

Sabendo que existe uma grande diferença nas condições de fretes impostas pelo Brasil, a presença dessas duas variáveis exógenas ao preço do leite pode dificultar a comparação entre médias das diferentes regiões. Portanto, decidiu-se interromper o cálculo bruto no próximo ano.

Por fim, levando-se em conta que o mercado é variável, as mudanças de metodologia ou alterações nas divulgações de dados do Cepea podem ocorrer, sendo aconselhável, portanto, que os agentes de mercado estejam precavidos desses aspectos ao utilizar os dados em suas negociações.

 

 

Faça seu comentário usando o Facebook