A Prefeitura de Alfenas irá implantar, até o final deste ano, radares eletrônicos em diversos pontos estratégicos da cidade. Os novos equipamentos serão capazes de registrar automaticamente infrações como excesso de velocidade, conversões proibidas, avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres.
Aqui você encontra nossos canais oficiais: Clique aqui
As vias que receberão os equipamentos são aquelas com maior fluxo de veículos, incluindo as avenidas Governador Valadares, Jovino Fernandes Salles, José Paulino da Costa, Perimetral Oeste e a rodovia que dá acesso ao bairro Harmonia. Nesse último trecho, será necessário instalar infraestrutura elétrica específica para garantir o funcionamento dos aparelhos.
Instalação depende de trâmites legais
Segundo o superintendente municipal de Trânsito, Marcelo Lopes, ainda não é possível estipular uma data exata para o início da operação, pois o processo licitatório está em andamento. Como há possibilidade de recursos por parte das empresas participantes, a assinatura do contrato pode sofrer atrasos.
A empresa vencedora da licitação, sediada em Contagem, já foi definida por apresentar a melhor proposta de preço. Agora, ela precisa passar pela fase de “aceite técnico”, onde será avaliada a qualidade do serviço em comparação com as exigências do edital.
Fase de testes e conscientização
Inicialmente, os radares serão instalados em fase de teste, sem aplicação de multas. Nesse período, a administração municipal irá verificar a eficácia do sistema e também utilizará a etapa como forma de adaptação para os motoristas.
Somente após a conclusão dos testes e o encerramento do prazo para eventuais recursos, o contrato — estimado em cerca de R$ 4,7 milhões — poderá ser homologado.
Fiscalização em semáforos e veículos pesados
Além das vias urbanas, os radares também poderão ser instalados em semáforos, permitindo o registro de infrações como avanço de sinal vermelho, conversões proibidas e parada irregular na faixa de pedestres.
Outro avanço será o monitoramento automático de caminhões com mais de dois eixos. Esses veículos, caso circulem pela cidade sem a devida autorização, poderão ser multados eletronicamente — função que atualmente é feita de forma manual pela Guarda Civil Municipal (GCM).
Substituição dos antigos equipamentos
Os radares já existentes em algumas avenidas, como a Governador Valadares e a Lincoln Westin da Silveira, não emitem multas e funcionam apenas como dispositivos educativos. Muitos desses equipamentos estão fora de operação devido à falta de manutenção e serão substituídos pelos novos aparelhos.
A expectativa da Prefeitura é que a modernização do sistema de fiscalização traga mais segurança para o trânsito em Alfenas, além de contribuir para a redução de acidentes e infrações.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t