A Prefeitura de Carmo do Rio Claro anunciou, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal nesta segunda-feira (18), a adoção oficial do pavimento de concreto como padrão para a malha viária urbana do município até o final da atual gestão, em 2028. A iniciativa marca o lançamento do programa “Concreta Carmo”, que substitui o anterior “Asfalta Carmo”, e propõe uma mudança estratégica na política de infraestrutura local.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A nova proposta será incorporada ao Plano Diretor do município, prevendo o uso do concreto tanto em novas obras quanto na recuperação de vias existentes. A decisão se baseia na maior durabilidade e no menor custo de manutenção do concreto em comparação ao asfalto tradicional, especialmente em áreas de grande circulação ou que exigem manutenção frequente.
De acordo com a Prefeitura, mais de R$ 10 milhões já foram investidos em obras de infraestrutura urbana desde o início do atual mandato. Embora boa parte das vias da cidade esteja em condições adequadas de tráfego, o novo modelo será priorizado em trechos que ainda necessitam de intervenção, como acessos a espaços públicos e regiões estratégicas.
A audiência contou com a participação de vereadores, empresários do setor imobiliário, profissionais técnicos e representantes da sociedade civil. Durante o encontro, o especialista Lincoln apresentou a tecnologia do Pavimento de Concreto Reforçado com Fibras (PCRF), destacando suas vantagens em termos de resistência, longevidade e sustentabilidade em comparação ao pavimento asfáltico convencional.
Segundo a administração municipal, a implementação dessa tecnologia permitirá que os recursos públicos antes destinados a frequentes recapeamentos sejam, futuramente, redirecionados para áreas prioritárias, como saúde e educação.
Novas exigências para loteamentos
Com a nova política, todos os projetos de loteamentos que forem protocolados dentro do atual período de gestão deverão prever obrigatoriamente a pavimentação em concreto. Para os empreendimentos já aprovados, mas ainda não asfaltados, a Prefeitura garantiu a continuidade de incentivos fiscais.
Entre os benefícios está a possibilidade de postergação do pagamento do IPTU por até cinco anos, ou até a venda dos lotes, medida que visa dar fôlego financeiro aos empreendedores. O mesmo benefício poderá ser estendido àqueles que optarem por alterar o tipo de pavimento para o modelo em concreto.
A Prefeitura reforçou o compromisso de manter o diálogo com os responsáveis por loteamentos em andamento e destacou que todos os novos projetos só serão aprovados se incluírem o uso do pavimento de concreto.
Infraestrutura moderna e sustentável
Com a adoção do “Concreta Carmo”, Carmo do Rio Claro dá um passo importante na busca por uma infraestrutura urbana mais moderna, eficiente e sustentável. A expectativa da gestão é de que a nova política gere benefícios de longo prazo para a população, como vias mais seguras, menor necessidade de manutenção e melhor aproveitamento dos recursos públicos.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t