A Receita Federal libera nesta sexta-feira (22) a consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2025. Serão pagos R$ 2,92 bilhões a 1.884.035 contribuintes, com depósito agendado para o dia 29 de agosto. A maior parte dos reembolsos será destinada a contribuintes sem prioridade legal.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Distribuição das restituições
Os valores estão distribuídos entre diferentes grupos, com destaque para:
1.454.509 contribuintes sem prioridade legal;
312.915 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via Pix;
72.434 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
22.841 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
13.515 contribuintes acima de 80 anos;
7.821 contribuintes com deficiência física ou mental ou com doença grave.
Embora não tenham prioridade por lei, os contribuintes que usaram simultaneamente a declaração pré-preenchida e a opção por Pix passaram a ter prioridade neste ano. No entanto, segundo o Fisco, a maior parte dessas restituições já foi paga nos três primeiros lotes.
Como consultar
A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, acessando a área “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”. Também é possível acompanhar pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.
🔗 Acesse aqui para consultar sua restituição
E se não estiver no lote?
Contribuintes que não estiverem na lista devem acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) em cav.receita.fazenda.gov.br, emitir o extrato da declaração e verificar se há pendências. Se necessário, é possível enviar uma declaração retificadora para tentar entrar nos próximos lotes ou sair da malha fina.
Problemas com o depósito?
Se a restituição não for creditada por problemas como conta bancária desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte poderá reagendar o crédito pelo Portal BB ou pelos telefones:
Capitais: 4004-0001
Demais localidades: 0800-729-0001
Deficientes auditivos: 0800-729-0088
Após o prazo de um ano, será necessário solicitar o valor novamente por meio do e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” → “Meu Imposto de Renda” → “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t