A Rodovia Fernão Dias (BR-381), que liga São Paulo a Belo Horizonte e passa por 17 municípios do Sul de Minas, passará por um novo ciclo de concessão com investimentos previstos de R$ 15 bilhões. O leilão ocorrerá no dia 11 de dezembro, na B3, em São Paulo, e deve provocar uma transformação estrutural e econômica na região.
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Reajuste nos valores dos pedágios
Um dos pontos que mais chamam a atenção é o aumento no valor do pedágio. O novo contrato prevê três reajustes tarifários já nos três primeiros anos da nova concessão, atrelados à entrega de obras:
1º reajuste: +40%
2º reajuste: +80%
3º reajuste: +27,69%
Com isso, o valor do pedágio, que atualmente gira em torno de R$ 3,80, poderá subir para aproximadamente R$ 8,70 (valores de março de 2023). No entanto, os aumentos só serão autorizados se a concessionária cumprir pelo menos 90% das metas de obras previstas.
Apesar do reajuste, segundo a ANTT, a tarifa quilométrica média continuará abaixo da média nacional das concessões federais.
Investimentos vão transformar o Sul de Minas
A expectativa é que a nova concessão gere cerca de 137 mil empregos diretos, indiretos e por efeito-renda ao longo de 10 anos — 62 mil só nos primeiros três anos, sendo 51 mil na construção civil.
Municípios como Pouso Alegre, Extrema, Três Corações e Lavras devem concentrar os principais investimentos, mas cidades menores como Careaçu, Estiva e São Gonçalo do Sapucaí também devem ser beneficiadas com aumento da movimentação econômica local.
Obras previstas
108 km de faixas adicionais
14 km de vias marginais
Novos túneis
Recuperação completa do pavimento
Melhorias na sinalização e segurança
Só nos primeiros três anos, o plano prevê R$ 3 bilhões em obras. Ao fim do ciclo de investimentos, o governo federal estima ganhos anuais de R$ 1,5 bilhão para a economia, graças à redução de custos logísticos, menor tempo de viagem, queda no número de acidentes e menos emissão de CO₂.
Arrecadação e desenvolvimento
O novo contrato também deve resultar em um aumento de R$ 2,8 bilhões na arrecadação de ICMS nos três primeiros anos, impulsionando áreas como saúde, educação e infraestrutura urbana.
Concessionária atual pode ser trocada
A atual concessionária, Arteris Fernão Dias, poderá continuar operando a rodovia se vencer o novo leilão. Caso contrário, será substituída. A venda da empresa foi fixada em R$ 295 milhões, com descontos referentes a dívidas e renúncias judiciais.
O contrato será renovado por mais 15 anos, somando os sete anos restantes do atual acordo com mais oito anos adicionais. A mudança encerra anos de impasses e pretende modernizar um dos principais corredores logísticos do país, por onde circulam cerca de 250 mil veículos por dia.
