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Concessão da Fernão Dias prevê R$ 15 bilhões em obras e pedágio pode dobrar até 2026

Leilão está marcado para 11 de dezembro; Sul de Minas será um dos principais beneficiados com geração de 137 mil empregos e obras em 17 municípios

04/09/2025
em Destaque, Destaque
Concessão da Fernão Dias prevê R$ 15 bilhões em obras e pedágio pode dobrar até 2026

A Rodovia Fernão Dias (BR-381), que liga São Paulo a Belo Horizonte e passa por 17 municípios do Sul de Minas, passará por um novo ciclo de concessão com investimentos previstos de R$ 15 bilhões. O leilão ocorrerá no dia 11 de dezembro, na B3, em São Paulo, e deve provocar uma transformação estrutural e econômica na região.

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Reajuste nos valores dos pedágios

Um dos pontos que mais chamam a atenção é o aumento no valor do pedágio. O novo contrato prevê três reajustes tarifários já nos três primeiros anos da nova concessão, atrelados à entrega de obras:

  • 1º reajuste: +40%

  • 2º reajuste: +80%

  • 3º reajuste: +27,69%

Com isso, o valor do pedágio, que atualmente gira em torno de R$ 3,80, poderá subir para aproximadamente R$ 8,70 (valores de março de 2023). No entanto, os aumentos só serão autorizados se a concessionária cumprir pelo menos 90% das metas de obras previstas.

Apesar do reajuste, segundo a ANTT, a tarifa quilométrica média continuará abaixo da média nacional das concessões federais.

Investimentos vão transformar o Sul de Minas

A expectativa é que a nova concessão gere cerca de 137 mil empregos diretos, indiretos e por efeito-renda ao longo de 10 anos — 62 mil só nos primeiros três anos, sendo 51 mil na construção civil.

Municípios como Pouso Alegre, Extrema, Três Corações e Lavras devem concentrar os principais investimentos, mas cidades menores como Careaçu, Estiva e São Gonçalo do Sapucaí também devem ser beneficiadas com aumento da movimentação econômica local.

Obras previstas
  • 108 km de faixas adicionais

  • 14 km de vias marginais

  • Novos túneis

  • Recuperação completa do pavimento

  • Melhorias na sinalização e segurança

Só nos primeiros três anos, o plano prevê R$ 3 bilhões em obras. Ao fim do ciclo de investimentos, o governo federal estima ganhos anuais de R$ 1,5 bilhão para a economia, graças à redução de custos logísticos, menor tempo de viagem, queda no número de acidentes e menos emissão de CO₂.

Arrecadação e desenvolvimento

O novo contrato também deve resultar em um aumento de R$ 2,8 bilhões na arrecadação de ICMS nos três primeiros anos, impulsionando áreas como saúde, educação e infraestrutura urbana.

Concessionária atual pode ser trocada

A atual concessionária, Arteris Fernão Dias, poderá continuar operando a rodovia se vencer o novo leilão. Caso contrário, será substituída. A venda da empresa foi fixada em R$ 295 milhões, com descontos referentes a dívidas e renúncias judiciais.

O contrato será renovado por mais 15 anos, somando os sete anos restantes do atual acordo com mais oito anos adicionais. A mudança encerra anos de impasses e pretende modernizar um dos principais corredores logísticos do país, por onde circulam cerca de 250 mil veículos por dia.

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Tags: #fernaodias #pedagiofernao

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