Divulgada neste sábado (11), Dia Internacional da Menina, a pesquisa Percepções sobre violência e vulnerabilidade de meninas no Brasil, realizada pelo Instituto QualiBest a pedido da Plan Brasil, revela que 9 em cada 10 brasileiros percebem a violência sexual como a principal forma de violação sofrida por meninas. Para 43% dos entrevistados, ela é também a mais comum no país.
Aqui você encontra nossos canais oficiais: Clique aqui
Além da violência sexual, também foram apontadas outras formas recorrentes de agressão: violência física, psicológica/emocional, online, além de gravidez na adolescência (56%), muitas vezes resultado de estupro. A pesquisa ouviu 824 pessoas de todas as regiões e classes sociais.
Outro dado alarmante é que 90% dos participantes reconhecem a adultização precoce das meninas como uma forma de violência.
A internet e redes sociais são vistas por 92% dos entrevistados como fatores que aumentam a vulnerabilidade das meninas. Mais da metade das crianças e adolescentes possuem perfis online, especialmente no Instagram, WhatsApp, TikTok e YouTube. Apesar disso, 74% dos pais postam fotos dos filhos menores, muitas vezes sem considerar riscos de exposição.
Curiosamente, apenas 33% consideram o próprio lar como um ambiente perigoso, embora estatísticas mostrem que a maioria das violências de gênero acontece dentro de casa, geralmente cometidas por pessoas próximas.