Aconteceu neste domingo (24) um grande evento realizado em Conceição da Aparecida: uma corrida em apoio à campanha Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A ação foi organizada pelo CONSEP (Conselho Comunitário de Segurança Pública), pela Polícia Militar e pelo grupo de corrida Run Barro Preto, e contou com expressiva participação da comunidade.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A proposta do evento foi, além de incentivar a prática esportiva, alertar para as diversas formas de violência contra a mulher, orientando sobre os sinais que podem ajudar na prevenção dessas situações. A mobilização também teve como objetivo trazer dados e informações relevantes sobre um problema que, infelizmente, continua tirando a vida de muitas mulheres no Brasil.
O evento destacou a importância da união entre instituições de segurança pública e comunidade, fortalecendo os vínculos de confiança e cooperação. Toda a estrutura do evento foi realizada por meio de doações voluntárias, que incluíram frutas, quitandas, água, brindes e outros itens arrecadados pelos próprios membros do CONSEP, comerciantes locais e simpatizantes da causa.
Antes da largada, os participantes acompanharam palestras de conscientização. A conselheira Carla Elisiário falou sobre a atuação do CONSEP e a relevância do combate à violência contra a mulher. Em seguida, Luciene Gabriella, organizadora do grupo Run Barro Preto, destacou o poder transformador do esporte, capaz de elevar a autoestima e melhorar a qualidade de vida das pessoas. O encerramento das falas ficou por conta do Sargento Almeida, da Polícia Militar, que orientou sobre como as mulheres em situação de risco podem pedir ajuda, enfatizando o uso do número 180, canal exclusivo para denúncias de violência doméstica.
Em um momento simbólico e emocionante, foram levantadas bexigas lilás ao céu — cada uma representando um tipo de violência sofrida por mulheres. Logo após, foi realizado um manifesto contra qualquer forma de agressão.
Na sequência, os participantes saíram pelas ruas em corrida e caminhada, simbolizando a luta pela liberdade e dignidade das mulheres. O momento foi marcado por alegria, confraternização, incentivo à saúde e, principalmente, um forte conteúdo educativo para toda a sociedade.
O evento contou com premiação por medalhas, sorteio de brindes e uma mesa farta aberta ao público. A comunidade também teve acesso a orientações de saúde com a presença de uma enfermeira voluntária, que aferiu pressão arterial e prestou atendimentos básicos.
Sem dúvida, a corrida solidária se tornou um marco para Conceição da Aparecida, deixando uma mensagem de união, empatia e mobilização em prol de uma causa urgente e necessária.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t