Adiado polêmico filme sobre história de amor durante atentado em Paris

Compartilhar

Ficção intitulada ‘Aquela Noite’ mostra casal no Bataclan e revoltou parentes de vítimas.

Frequentadores do Bataclan foram alvo de terroristas em 2015 – BERTRAND GUAY / AFP

Sob uma enxurrada de críticas, a rede de televisão estatal “France 2” adiou o lançamento de um polêmico filme cuja história de amor se passava num dos cenários mais trágicos da história recente francesa: o atentado terrorista do Estado Islâmico à casa de shows Bataclan, ocorrido na noite de 13 de novembro de 2015 em Paris.

Segundo o veículo, a produção está suspensa até que as associações de vítimas do ataque seja consultada, uma vez que o filme gerou muita revolta entre os afetados pela tragédia. Naquela noite, morreram 130 pessoas — das quais 90 estavam no Bataclan — e outras 350 ficaram feridas por ações coordenadas do grupo extremista.

A ficção “Aquela noite” conta uma história de amor iniciada na noite do massacre na casa de shows parisiense, com a atriz Sandrine Bonnaire como protagonista. A gravação, realizada em Paris, terminou no fim de dezembro. Mas, em comunicado, a “France 2” ressaltou que não há nenhuma data de exibição prevista para este filme, que ainda não foi visto pela direção da rede.

A companheira de um homem morto no atentado lançou, há cerca de um mês, uma petição na internet para que o projeto fosse abandonado. Ela conseguiu mais de 36 mil assinaturas.

“Este projeto nos causa dano, nos fere, nos choca. Estamos escandalizados que um projeto audiovisual assim possa vir à luz tão pouco tempo depois deste acontecimento tão violento”, critica o texto da petição.

O presidente da associação de vítimas Life For Paris, Arthur Dénouveaux, expressou seu apoio às críticas generalizadas pelas redes sociais. No entanto, ressaltou que o papel do grupo que dirige não é o de censor.

— Embora nunca tenhamos pedido a censura, nos alegra que o pudor e a moderação prevaleçam.

Via OGlobo
Faça seu comentário usando o Facebook
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com