Alpinópolis não tem nenhum caso ativo de Covid-19

Compartilhar

Um comunicado emitido pela divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (05), informa que em Alpinópolis, atualmente, não há casos ativos de Covid-19. A nota também diz que existe no município um total acumulado de 130 casos da doença e que o último óbito ocorrido por complicações causadas pelo novo coronavírus aconteceu no mês de julho. O último caso ativo de Covid-19 foi notificado em Alpinópolis no dia 30 de outubro.

No início do mês passado foram atualizados o Manual de Diagnóstico e a Nota Técnica n° 6/SES/SUBVS-CELP/2020, documentação referente às novas orientações de testagem para Covid-19 em Minas Gerais. A principal alteração diz respeito à ampliação dos critérios para a testagem por RT-PCR (Swab nasal), ou seja, todo indivíduo sintomático, mesmo que leve, que se enquadre na definição de síndrome gripal causada pelo SARS-CoV-2, será testado por coleta de Swab nasal.

A equipe de saúde do município recebeu treinamento e as coletas de Swab, para o exame RT-PCR, já estão sendo feitas em todos os PSF’s. Tal atividade colabora para o diagnóstico precoce e, consequentemente, para menor tempo de isolamento dos pacientes e contatos, caso o resultado seja negativo.

O coordenador de Vigilância em Saúde local, o biólogo Ederaldo Leandro, comemora a ausência de casos ativos em Alpinópolis, porém deixa claro que isso não significa que a pandemia acabou no município e alerta a população para seguir tomando os devidos cuidados.  “Vale ressaltar que a pandemia não acabou e será necessário aprender a conviver com o vírus por um bom tempo. Nesse momento é fundamental a colaboração e consciência de todos para seguirmos firmes no combate à Covid-19”, ressaltou o biólogo.

Fonte: Tribuna Alpina
Faça seu comentário usando o Facebook