Alunos de Alpinópolis participam como conferencistas em projeto ambiental

Compartilhar

Dois estudantes de Alpinópolis foram conferencistas do webinar “Fórum Escolar para Qualidade de Vida e Preservação de Mananciais”, promovido no dia 24 de novembro de 2020, pelo Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, a Copasa.

Em mais de uma hora e meia de duração, as apresentações virtuais de estudantes de nove escolas mineiras, que tinham entre 10 e 15 anos, foram mediadas pelo superintendente de Desenvolvimento Ambiental da Copasa, Nelson Cunha Guimarães, e pela coordenadora do programa, Tereza Bernardes. Os sotaques eram vários, mas a preocupação era uma só: proteger o meio ambiente.

O jovem conferencista de Alpinópolis, José Augusto Santos Esteves, do 7º ano do Instituto Educacional Padre Ubirajara Cabral, o Iepuc, falou sobre os diversos projetos socioambientais desenvolvidos pela escola e de como a instituição se converteu em um agente transformador na questão ambiental. Já seu colega Victor Moraes Silva, do 6º ano do Colégio Albertino Gonçalves dos Reis, falou sobre a proteção e o processo de recuperação da Gruta de Alpinópolis.

Na abertura do webinar, Nelson Guimarães ressaltou que, em 30 anos, o ‘Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental’ já chegou a mais de um milhão de estudantes em toda Minas Gerais, levando informações sobre as ações de saneamento da Copasa e promovendo visitas monitoradas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto (ETAs e ETEs), com uma proposta pedagógica voltada para a proteção e a preservação de mananciais como a iniciativa do ‘Chuá Socioambiental’.

O ‘Encontro Chuá Virtual – da árvore ao rio’, durou dois meses e teve a participação de nove escolas. Em cada encontro, que variou de 50 a 120 minutos, com a participação média de 28 estudantes, tinha um novo tema abordado. Os trabalhos começaram no Dia da Árvore (21 de setembro) e foram concluídos no Dia do Rio (24 de novembro), por isso foram denominados “Da Árvore ao Rio”.

Fonte: Folha da Manhã
Faça seu comentário usando o Facebook
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com