A jovem Antonella Pulic, de 14 anos, conquistou no último dia 1º de agosto, no Rio de Janeiro, o título de bicampeã brasileira de lira acrobática. Natural de Poços de Caldas (MG), a atleta já acumula outro feito importante: é vice-campeã mundial da modalidade, resultado alcançado no ano passado, no Chile, sendo a única mineira a obter essa colocação.
Antonella, que gosta de ser chamada de “Tom”, treina há sete anos e representa o Centro de Treinamento Aurora, em Poços de Caldas, sob a supervisão da professora Kellen Generoso. Ela também recebe orientações do técnico Jonas Oliveira, tetracampeão brasileiro e campeão mundial, que atua em Campinas (SP).
A apresentação que garantiu o título no campeonato brasileiro teve mais de três minutos e meio de duração, como exigido pelo regulamento. Diferente do tradicional uso de música, Antonella escolheu se apresentar ao som de falas de um documentário.
Agora, a atleta já se prepara para o próximo desafio: disputar o campeonato brasileiro Posa, que pode garantir vaga para o Mundial na Itália. Para isso, mantém uma rotina de quase cinco treinos semanais, além de exercícios de força em casa, e viagens quinzenais a Campinas para treinar com o técnico.
Apaixonada pela lira acrobática desde o primeiro contato, Antonella sonha em ser uma referência para novos atletas e em ver a modalidade se tornar olímpica.
A lira acrobática combina arte, técnica e expressão corporal. Apesar de reunir competições com atletas de todo o país, ainda não integra o programa olímpico.
Fonte: Globo Esporte









