BELO HORIZONTE | Hacker invade sistema da PBH e ‘amaldiçoa’ Kalil em nome de empresários

Compartilhar

O Sistema Digital de Fiscalização (SIF) da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) foi invadido por hackers no início da tarde desta terça-feira (8/6). Ao entrar no sistema, os servidores encontraram uma mensagem que ataca diretamente o prefeito Alexandre Kalil (PSD) por causa das restrições impostas ao comércio durante a pandemia.

“Prefeito Kalil, todas as suas ações como gestor de uma das maiores capitais brasileiras serviram para o fim de manter burocracias e destruir a economia. Os empresários de Belo Horizonte te amaldiçoam”, diz a mensagem congelada na tela dos computadores da prefeitura.

O texto continua demonstrando a insatisfação com a administração de Kalil. “Fechar os comércios não faz de você um salvador de vidas, mas um parasita que tira a comida de todos que dependem do próprio trabalho e não da política”, continua a mensagem.

O sistema que foi atacado é gerenciado pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) e tem todas as informações de ações fiscais. É o canal em que o fiscal registra as interdições, autos, relatórios, tanto na rua através do tablet, de casa, ou do local de trabalho.

“Isso nunca aconteceu! Estamos assustados”, relatou uma fonte ao Estado de Minas. O sistema tem dados de munícipes, empresas e fiscais – informações sigilosas e individuais, como CPF, RG, CNPJ. “Espero que não tenham roubado ou apagado informações. Não sei se teriam essa capacidade ou se seria possível isso”, acrescentou.

Segundo fiscais que trabalham na prefeitura, todo o trabalho do setor foi paralisado por causa do ataque. A prefeitura informou que nenhum dado foi perdido ou vazado.

“A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Prodabel, informa que houve um incidente de segurança, hoje, por volta de 12h10, nos sistemas da PBH. Ressaltamos que, em breve, todos os sistemas voltarão a funcionar normalmente, e que nenhum dado foi perdido ou vazado”, respondeu, em nota.

Faça seu comentário usando o Facebook
Qual sua reação sobre o post!?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Menu
Right Menu Icon