Brasil: Mortes por covid 19 caem em 17 estados

Compartilhar

Nesta quarta-feira (9), 17 estados apresentaram desaceleração na média móvel de mortes por covid-19. De acordo com dados do consórcio de imprensa do qual o UOL faz parte, apenas o Ceará teve alta na variação de 14 dias. Os estados do Piauí e Maranhão, embora estejam em queda nos cálculos de média móvel, não divulgaram os boletins até as 20h, horário de fechamento do balanço do consórcio. Assim, mantiveram os números de ontem, que também apresentavam tendência de queda.

Conforme o levantamento feito pelo consórcio, houve queda no índice em três regiões: Nordeste (-36%), Sudeste (-27%) e Norte (-24%). As demais mantiveram estabilidade: Centro-Oeste (-14%) e Sul (-7%) Apesar de ter voltado a confirmar mais de mil óbitos num período de 24 horas, o que não acontecia desde a última quarta (2), a média móvel de mortes por dia na última semana é de 679. Assim, o Brasil teve um novo dia de queda no número médio de mortos pela doença na variação de 14 dias, com oscilação de -25%.

Para medir a situação das mortes por causa da covid-19, especialistas indicam usar a média móvel dos óbitos, que calcula a média de registros observada nos últimos sete dias. A operação é a mais adequada para observar a tendência das estatísticas, por equilibrar as variações abruptas dos números ao longo da semana. O consórcio de veículos de imprensa adotou esse período para verificar as oscilações na média móvel. É possível falar em queda nos números quando a diminuição é maior do que 15% se verificado nos últimos 14 dias —no caso, o período das duas últimas semanas. Caso os números aumentem mais do que 15%, há aceleração da epidemia. Valores intermediários indicam estabilidade.

 

 

Fonte: TERRA

Faça seu comentário usando o Facebook