Cabeleireiros, entregadores, prestadores de serviços de transporte rodoviário, fotocopiadoras, profissionais de manutenção de veículos e outros trabalhadores do setor de Serviços estão entre os principais protagonistas do empreendedorismo no Brasil. De acordo com o 2º Atlas dos Pequenos Negócios, divulgado pelo Sebrae, 11 das 20 atividades com maior número de registros de Microempreendedores Individuais (MEI) em 2024 pertencem a esse setor.
📲 Clique aqui para entrar no grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
O levantamento também apontou os 20 segmentos com maior número de micro e pequenas empresas (MPE) abertas em 2024, entre eles: clínicas médicas e odontológicas, serviços de escritório, restaurantes, engenharia, entre outros. Nesse caso, o setor de Serviços teve uma presença ainda mais expressiva, com 14 das 20 posições do ranking.
Crescimento consistente
Segundo os dados do Sebrae, o Brasil registrou cerca de 1 milhão de novos CNPJs de Micro e Pequenas Empresas e 3 milhões de novos MEIs em 2024. Em comparação com o ano anterior, isso representa um crescimento de 20% no número de MPEs e de 7% entre os MEIs. No total, foram 4,1 milhões de novos negócios abertos no país no último ano.
“Motor da economia”, diz presidente do Sebrae
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os números demonstram que os pequenos empreendedores são os grandes responsáveis por movimentar a economia brasileira, especialmente aqueles que atuam no setor de Serviços.
“São pessoas que sabem se virar, enfrentam desafios diários, se mostram resilientes e geram emprego e renda. Trabalham com talento em um sistema que não foi feito para os pequenos, mas continuam sendo os maiores geradores de postos de trabalho formais do país”, afirmou.
Décio também destacou a importância da figura do Microempreendedor Individual (MEI) para a formalização de milhões de brasileiros.
“A criação do MEI permitiu que quem empreendia por necessidade ou vocação pudesse ter acesso a direitos antes inacessíveis: CNPJ, emissão de nota fiscal, vendas para o poder público, produtos bancários e benefícios previdenciários”, completou.
Sobre o Atlas dos Pequenos Negócios
Lançado pela primeira vez em 2022, o Atlas dos Pequenos Negócios é considerado o estudo mais completo sobre o setor de microempreendimentos no Brasil. Produzido pelo Sebrae, o material traz dados aprofundados sobre os universos de MEIs, microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), com o objetivo de subsidiar políticas públicas que incentivem o crescimento sustentável e o desenvolvimento socioeconômico do país.
