Onda Sul FM

Cães soltos pela rua preocupam moradores de Carmo do Rio Claro

Devido algumas reclamações recebidas neste veículo de comunicação por parte dos moradores de Carmo sobre o caos que está locomover-se sem ser agredido por um cachorro na rua, a equipe do Portal Onda Sul buscou esclarecimento com as partes envolvidas com o intuito de informar uma possível solução aos moradores do município sobre a causa em questão.

Através disso, o Portal Onda Sul entrou em contato com George H. de Moraes, chefe da divisão do setor de vigilância sanitária do município de Carmo do Rio Claro.  De acordo com George, a prefeitura de Carmo do Rio Claro firmou uma parceria com a Associação São Francisco. Dessa forma, a prefeitura irá construir dentro da ASF um local próprio para esses cachorros capturados das ruas de Carmo do Rio Claro.

O chefe ainda informou que eles  não possuem um critério para definir quais cachorros serão capturados. Ademais, George orientou a população que caso um cachorro morda uma pessoa, a vítima deve procurar primeiro um médico para que ela seja orientada de forma correta.

Em busca de mais esclarecimentos sobre o acordo firmado entre a Prefeitura e a Associação São Francisco, a diretora Terezinha responsável pela ASF, informou ao Portal Onda Sul que realmente há esse acordo por parte da Prefeitura de construir duas baias para abrigar esses cachorros que estão na rua, porém, segundo Terezinha, a proposta ainda não saiu do papel.

Além disso, a responsável pela ASF pontuou que o trabalho da associação é feito corretamente, obedecendo as cláusulas da instituição. Ainda de acordo com Terezinha, uma da cláusulas diz que o trabalho da Associação São Francisco é abrigar e tratar de animais em situação de rua quando estes forem: cadelas no cio, filhotes e cachorros doentes; do contrário, não é responsabilidade do órgão manter os cuidados de animais sadios que estejam causando problemas a população.

“Além disso, há outra coisa que eu gostaria de dizer. Existem turmas pela cidade que já desempenham o papel de cuidar desses animais que estão nas ruas da cidade. Por exemplo, no centro tem uma turma da rodoviária, em outros bairro como Acampamento, Porto e até a equipe da usina de reciclagem ajudam esses animais”, disse Terezinha.

Procurada, a assessoria de comunicação da Prefeitura enviou uma nota ao Portal. Confira na íntegra;

O Prefeito Tião Nara firmou um compromisso com a ASF (Associação São Francisco) para a construção de mais um espaço no canil para abrigar os animais soltos nas ruas.

A Prefeitura irá disponibilizar maquinário e mão de obra para a construção que está prevista para o início do mês de novembro.

Atualmente a administração possui um convênio com a Associação no valor de R$8.000,00 mensais.

O recolhimento dos animais após a ampliação será feito pela própria Associação São Francisco.

 

 

 

 

Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2019 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA