Cafeicultores da região são classificados em concurso do café

Compartilhar

Quatro produtores de café da região foram classificados para a segunda etapa do XVII Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). O resultado saiu na última quarta-feira, 4. Três dos quatro produtores classificados são de Cássia e um de Vargem Bonita.
Antônio Aparecido Arantes, um dos cafeicultores classificados, de Cássia, conta que já participou do concurso outras vezes e que uma vez passou pela final, mas não ganhou a premiação.

O concurso é feito pela Emater, que convida todos os produtores de Minas Gerais para participar. É a segunda ou terceira vez que participo, em uma das vezes cheguei a passar pela final, mas não ganhei o prêmio”, conta.

Segundo Arantes, a concorrência desse ano está acirrada, com participação de mais de 200 amostras de café. Em Cássia, são mais 20 produtores na primeira etapa. Ele conta que todos os anos a região Mata de Minas é uma das que mais se destacam no concurso, por ter um produto muito bom, mas que espera que esse ano possa ser diferente. Para Arantes, participar do concurso é um incentivo para melhorar a produção.

Acho que esse concurso é uma promoção e o produtor participa com a intenção de melhorar a qualidade do café. Quando surge essa oportunidade, é interessante participar, pois trata-se também de um incentivo para produzir um café melhor”, afirma.

Além de Arantes, os outros produtores da região que foram classificados para a segunda etapa do concurso são: Daniel Pereira Campos e Donizetti José de Souza, de Cássia, e Pedro Ferreira Rezende Brás, de Vargem Bonita. No Sul de Minas, ao todo, 66 produtores foram classificados para a segunda etapa do concurso. A região Matas de Minas é a que mais teve produtores classificados nesta etapa, com 114 cafeicultores. O Cerrado Mineiro teve 53 e a Chapada de Minas teve sete.

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é um evento anual realizado pela Emater-MG. Neste ano, o concurso está sendo promovido em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Fonte: Folha da Manhã
Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “Cafeicultores da região são classificados em concurso do café

Comments are closed.