Cafés especiais de Cássia ganham o mundo com curso de classificação

A localização, o clima e o solo em Cássia fazem com que a cidade e a região produzam cafés especiais que estão ganhando o mundo. Mais um passo foi dado com a realização de um curso de Classificação e Degustação de Cafés Especiais, na Sala de Prova e Classificação de Cafés, que fica na sede da Cearca (Central de Associações Comunitárias Rurais de Cássia).
Em parceria com a Prefeitura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizou um curso, com duração de uma semana. O treinamento aconteceu de 29 de janeiro a 2 de fevereiro.
O curso foi ministrado para oito pessoas, entre funcionário da Cearca e produtores de café, que iniciaram um treinamento para aprender a classificar cafés especiais com o instrutor do Senar,  Ricardo Aloíse Júnior, de São Sebastião do Paraíso.
Os alunos aprenderam técnicas para aprimorar o pós-colheita que é onde se processa a secagem do café e que exige um cuidado diferenciado para a classificação de cafés especiais, aprenderam também a fazer o preenchimento de um formulário com dez atributos para pontuação do café,onde identificavam  o sabor, a acidez, o corpo do café, dentre outros.
Durante o curso houve uma roda de aromas em que os alunos aprenderam a detectar aromas frutados, florais, químicos, caramelizados e outros.
Via ClicFolha
Faça seu comentário usando o Facebook
shares