Search
Search

Câmara de Alpinópolis homenageia figuras históricas aprovando projeto ‘ Resgatando Nosso Povo’

28/11/2023
em Alpinópolis/MG, Câmara Municipal, Destaque
Câmara de Alpinópolis homenageia figuras históricas aprovando projeto ‘ Resgatando Nosso Povo’

Na última segunda-feira, a Câmara Municipal de Alpinópolis votou e aprovou o projeto intitulado “Resgatando Nosso Povo”, proposto pelo historiador Juliano Pereira de Souza. Esse projeto tem como objetivo nomear ruas em homenagem a personalidades históricas do município, e foi apresentado aos vereadores em 1º de fevereiro de 2022.

O projeto é resultado de pesquisas históricas que o historiador vem realizando desde 2008, culminando na publicação do livro “A História de Alpinópolis – Caminhando pela História – Um Passeio pelas Ruas” lançado em 2021. O livro detalha a história da cidade por meio de seus logradouros e prédios públicos.

O Projeto de Lei de nº 04/2023 foi colocado em votação durante a sessão ordinária da Câmara e foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Juliano Pereira de Souza teve a oportunidade de subir até a tribuna e compartilhar informações sobre as vidas das personalidades homenageadas, oferecendo uma verdadeira aula de história aos presentes. Ele enfatizou a importância da aprovação desse projeto para preservar a história da cidade.

Foram propostos 23 nomes de personalidades históricas, e cada um deles teve sua genealogia, história de vida e feitos em benefício da comunidade alpinopolense e regional detalhados no projeto.

Entre os homenageados estão figuras como o Capitão Januário Garcia Leal, conhecido como “O Sete Orelhas”, que percorreu diversas províncias em busca de justiça; Pedro Gomes de Santana, que era delegado e foi assassinado em 1885; João Guilherme Rick, responsável por trazer a energia elétrica para a cidade em 1915; e outros nomes que marcaram a história local.

Além disso, a sessão também resolveu a denominação da Rua do Centro da Praça da Matriz, que agora passará a ser chamada de Rua da Matriz, resgatando uma antiga designação que remonta aos primórdios do Arraial.

A sessão foi marcada pela presença de familiares dos homenageados, que expressaram grande satisfação com a nomeação das ruas. O historiador Juliano Pereira de Souza foi elogiado pelos vereadores, e o presidente da Câmara, Denílson de Lima, propôs uma moção de aplausos em reconhecimento ao seu empenho em desvendar e registrar a história da cidade.

O projeto agora aprovado seguirá para o Poder Executivo, onde aguarda a assinatura do prefeito para se tornar Lei Municipal. Este projeto representa um importante passo na preservação da história e na homenagem às personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Alpinópolis.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/DlR9Ct4e83NDquP3tyTbos

0
COMPARTILHAMENTOS
1.1k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: alpinópoliscamarahomenagemjuliano

Relacionado Posts

PM frustra ação do tráfico em Alfenas e apreende 72 pinos de cocaína abandonados por suspeito em fuga
Destaque

PM frustra ação do tráfico em Alfenas e apreende 72 pinos de cocaína abandonados por suspeito em fuga

17/06/2025
Carreta tomba na MG-050 e derrama óleo na pista
Destaque

Carreta tomba na MG-050 e derrama óleo na pista

17/06/2025
Cinco pessoas são presas durante operação “Agro Clandestino”; envolvidos furtavam propriedades na zona rural
Destaque

Cinco pessoas são presas durante operação “Agro Clandestino”; envolvidos furtavam propriedades na zona rural

17/06/2025
Segurança reforçada: deputado Cássio Soares envia R$ 500 mil para câmeras em Carmo
Destaque

Prefeitura renova parceria com a Emater-MG para impulsionar o campo em Carmo do Rio Claro

17/06/2025
Próximo Post
VÍDEO | Vereadora Najara cobra início das obras do ESF no Bairro do Porto em Carmo

VÍDEO | Vereadora Najara cobra início das obras do ESF no Bairro do Porto em Carmo

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Portal Onda Sul

  • Home
  • Vídeos
  • Fala na Cara
  • Coluna MG
  • Artigos
  • Notícias
  • Contato
  • Promoção
  • Ao Vivo

Social Chat is free, download and try it now here!