Campanha de vacinação contra o sarampo é adiada em Minas Gerais

Compartilhar

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que deveria ter começado na segunda (23), em todo o país, foi adiada pelo Ministério da Saúde. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

O órgão chegou a anunciar que a campanha contra o sarampo tinha começado, com previsão de término no dia 30 de junho, e a prioridade de imunizar 9 milhões de pessoas entre 20 e 49 anos, independentemente de já terem se vacinado ou não. E informou ter recebido doses da vacina para a campanha, que já teriam sido encaminhadas para os municípios.

Mas, na terça-feira (24), confirmou o cancelamento da campanha para evitar aglomerações nas unidades de saúde que estão trabalhando na vacinação contra a gripe. A primeira fase de imunização contra a gripe começou na segunda e vai até o dia 15 de abril. Está sendo atendida a população a partir dos 60 anos de idade, grupo com maior risco de complicações e mortes por doenças respiratórias, dentre elas a influenza e a COVID-19.

Em 2011, Minas detectou um caso da doença importado da França; em 2013 houve dois casos importados dos Estados Unidos e, em janeiro de 2019, foi registrado um caso da doença importado da Europa. Ao todo, no estado, no mesmo ano, foram confirmados 136 casos da doença, segundo a Secretaria de Saúde.

Em Minas Gerais, a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo vai até o dia 30 de junho, com a prioridade de imunizar 9 milhões de pessoas entre 20 e 49 anos, independentemente de já terem se vacinado ou não. Serão oferecidas as vacinas tríplice viral, que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola.

Além da, dupla viral, que imuniza contra sarampo e rubéola e pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto. De acordo com o Ministério da Saúde, cabe ao profissional de saúde aplicar a vacina adequada para cada pessoa, de acordo com a idade ou situação epidemiológica.

Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “Campanha de vacinação contra o sarampo é adiada em Minas Gerais

Comments are closed.