Onda Sul FM

Campanha de vacinação está aberta para todos os públicos

A campanha de vacinação que teve início em todo o território nacional no dia 10 de abril, encerrou o seu trabalho com o publico prioritário, ou seja, gestantes, crianças, idosos, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas, detentos e funcionários do sistema prisional além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais no dia 31 de maio.

Sendo assim, a partir desta segunda-feira, 3, a campanha da vacinação está aberta para a população em geral. Com isso, todos aqueles que quiserem vacinar, devem procurar um posto de saúde mais próximo para que seja realizado o procedimento. De acordo com os dados, em Minas Gerais, o índice de pessoas prioritárias vacinadas foi de 86,7%. Apenas seis Estados bateram a meta da campanha, em que foi sugerido aos municípios que deviam vacinar 90% do público prioritário.

A enfermeira carmelitana Maria Eunice Oliveira Cruz informou ao Portal Onda Sul que o restante das doses que sobraram da campanha serão utilizadas nessa nova etapa para vacinar todos aqueles que procurarem o serviço. De acordo com ela, no município restam em torno de mil doses. Ainda de acordo com a enfermeira, não há um prazo definido de até quando a campanha acontecerá. “Não sei dizer ao certo até quando a campanha continuará. Tudo depende da procura da população”, disse Maria Eunice.

Em 2019 a vacina produzida teve alterações em duas das três cepas (um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas ou fisiológicas) que a compõem e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no hemisfério sul, de acordo com a orientação da OMS.

Por fim, Amazonas, Amapá, Pernambuco, Espírito Santo, Rondônia e Maranhão foram os únicos locais em que a campanha atingiu a meta até o momento.

Foto: Portal Onda Sul

 

Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2019 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA