Cidade no Sul de Minas adota ao esquema de lockdown

Compartilhar

A Prefeitura de Toledo decretou fechamento da cidade a partir das 12h de sexta-feira (22). Conforme publicação nas páginas oficiais da administração municipal e do prefeito Donizeti Leme, o lockdown valerá até domingo (24). Neste período, o comércio não poderá atender presencialmente, fica obrigatório o uso de máscaras, as entradas da cidade serão restringidas e haverá rígido toque de recolher. Toledo possui oficialmente nove contaminações pelo novo coronavírus, sendo uma morte por Covid-19.

A medida é a primeira deste tipo no Sul de Minas. Segundo o prefeito, a ação é preventiva ao novo coronavírus e foi tomada pela prefeitura por dois motivos: os feriados do Estado de São Paulo e a falta de um hospital na cidade. A utilização de máscaras pelas ruas da cidade é obrigatória durante o período em que o decreto estiver em vigor.

Apesar de o decreto não possuir a palavra lockdown, prefeitura e prefeito utilizaram o termo nas publicações feitas nas redes sociais para alertar à população e/ou quem queira se dirigir ao município neste período. O documento alerta que o descumprimento das medidas impostas poderá ser enquadrado no artigo 268 do Código Penal, que é o de infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

Haverá barreiras sanitárias na cidade, fazendo com que as entradas estejam restringidas. Apenas postos de combustíveis e farmácias, considerados essenciais, não terão o atendimento presencial proibido durante a vigência do decreto e podem funcionar até as 22h. Os demais setores do comércio só podem atuar por delivery.

Faça seu comentário usando o Facebook