O touro Hércules, da raça Brahman, vem chamando a atenção em Içara, no Sul de Santa Catarina, por seus números impressionantes. Com 1.430 quilos, dois metros de altura e avaliado em R$ 500 mil, o animal recebe 35 quilos de alimento por dia durante o preparo para competições.
Aqui você encontra nossos canais oficiais: Clique aqui
O gigante pertence ao pecuarista Adilor Pedro Viana, proprietário da Cabanha Talismã, e é registrado como PVT 115 MR Falcão na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Segundo o criador, Hércules é resultado de anos de seleção genética, alimentação controlada e muito trabalho. “É um orgulho enorme ter o touro mais pesado do Brasil nascido aqui, em uma propriedade pequena. É uma verdadeira satisfação”, disse Viana.
Presente em exposições desde 2022, Hércules, hoje com sete anos, conquistou destaque nacional ao alcançar 1.455 quilos durante a 14ª Feira AgroPonte, em Criciúma (SC), em agosto. Pouco tempo depois, mesmo com 25 quilos a menos, foi eleito o touro mais pesado da Expointer, em Esteio (RS). O título foi histórico, pois pela primeira vez em 48 edições da maior feira agropecuária da América Latina, um animal zebuíno superou raças europeias como charolês, limousin e devon.
Com a conquista, aumentou a procura por material genético do touro. O criador revelou que chegou a receber ofertas de R$ 500 mil, mas recusou. “O prazer de ter o touro mais pesado do Brasil vale mais que qualquer valor. Vamos continuar investindo na genética”, afirmou.
Apesar da fama, a rotina de Hércules segue tranquila. Ele recebe o mesmo cuidado dado aos outros 80 animais da fazenda, com a diferença de precisar de um caminhão reforçado e com porta maior para o transporte, devido ao tamanho.
O pecuarista explica que o touro nasceu na própria propriedade e chegou a ser vendido ainda filhote. Anos depois, Viana o readquiriu e percebeu o crescimento fora do comum. Agora, o plano é coletar material genético em dezembro, reduzindo temporariamente o peso com alimentação à base de pastagem. Depois, a dieta voltará a incluir 25 quilos de silagem e 5 de ração, totalizando 30 quilos diários, chegando a 35 quilos durante o período de preparação para exposições.
Segundo o criador, o objetivo é fazer Hércules ultrapassar 1,5 tonelada no próximo ciclo de competições.
Apesar do tamanho, o touro é extremamente dócil. “Ele é muito manso. Uma pessoa sozinha consegue cuidar dele. É uma característica da raça Brahman, mas nele é ainda mais evidente”, destaca Viana.
Para o futuro, o pecuarista pretende seguir investindo na genética de ponta e espera que os filhos de Hércules herdem o porte impressionante do touro mais pesado do Brasil.



Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t







