Comunidade pode acompanhar dados das unidades educacionais pelo app “Clique Escola”

Compartilhar

A comunidade escolar agora conta com uma nova ferramenta para ter acesso aos dados do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e verificar informações como desempenho da escola no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), taxas de aprovação e reprovação e notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), por exemplo, por meio do aplicativo Clique Escola, lançado em março pelo Ministério da Educação.

A ferramenta disponibiliza esses e outros números sobre escolas de todo o país. As informações disponíveis no aplicativo são importadas da base de dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC que gerencia o programa. Além das informações financeiras sobre o PDDE Básico, o app também traz todos os números referentes às ações agregadas do programa, que contribuem para manutenção e melhoria do ensino.

O Programa Dinheiro Direto na Escola tem por finalidade prestar assistência financeira para as escolas, em caráter suplementar, a fim de contribuir para a manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar. Também visa fortalecer a participação social e a autoadministração, uma vez que os recursos são repassados diretamente às instituições de ensino.

“O MEC trouxe para todos a transparência do trabalho realizado por cada escola, dando os resultados das provas elaboradas para os alunos. Além disso, ainda acrescentou o valor em dinheiro que cada escola recebe do Programa Dinheiro Direto na Escola, cuja administração é feita pelo gestor, junto ao conselho da escola. Isto demonstra o respeito que precisamos e dá às famílias segurança para avaliarem as escolas de seus filhos. Dá também condições aos educadores de receberem suas ações”, destaca a secretária municipal de Educação, professora Maria Helena Braga.

Clique Escola
Além do acesso às informações, o Clique Escola se propõe a ser um meio de comunicação do MEC com as instituições, pois permite que sejam encaminhadas mensagens para as comunidades escolares de todo o país. O app é gratuito e está disponível neste link .

“O aplicativo é ótimo e a população precisa ter acesso a ele para acompanhar de perto a situação das nossas escolas, especialmente ao que se refere aos investimentos do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE”, ressalta a secretária-adjunta de Educação, Daniela Volpi.

O aplicativo também informa a nota de cada escola no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) por ano, etapa de ensino e disciplina; distorção idade-série por ano e etapa de ensino; média de alunos por turma e por etapa de ensino; porcentagem de professores com curso superior por ano e etapa de ensino; taxas de rendimento, aprovação, reprovação e abandono.

Fonte: Onda Poços
Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “Comunidade pode acompanhar dados das unidades educacionais pelo app “Clique Escola”

Comments are closed.