Onda Sul FM

Confira os mitos e verdades sobre exercício físico

 

Foto Divulgação

Mesmo com tantas evidências científicas, ainda existem muitos mitos que envolvem a prática de exercícios físicos, nesse post aniquilaremos de forma simples alguns deles, bem como ratificaremos algumas verdades.
.
• Tem que SUAR para emagrecer – MENTIRA. O suor nada mais é do que a perda de líquidos devido ao aumento de temperatura corporal, logo que você beber água, suco ou alguma bebida saudável essa perda será reposta. Se suor emagrecesse, donos de saunas seriam milionários, bem como usar agasalhos para treinar NÃO te ajudarão a emagrecer.

• Músculo é transformado em gordura – MENTIRA, isso é impossível, o que acontece é que quando se treina com pesos (musculação, Ginástica Localizada) ocorre um processo de hipertrofia (ganho de massa muscular) e ao mesmo tempo poderá ocorrer a eliminação do tecido adiposo que se localiza abaixo da pele e entre os órgãos.

• Exercícios abdominais não tiram barriga VERDADE, o exercício abdominal tem a mesma função do agachamento, supino, etc, servem para fortalecer a musculatura, além de que EXCESSO de exercícios abdominais podem causar problemas na coluna vertebral, o emagrecimento é de forma global e não específica, quando emagrecemos, os lugares que tem menos gordura (Ex, Face e dedos) em relação a outras partes dos corpos (coxas, abdome, etc.) São os mais percebidos, mas não significa dizer que não perdemos nos lugares onde há mais tecido adiposo.

• Pegar peso emagrece. VERDADE, o fato de treinar com pesos acarretará no aumento de massa magra (músculo) bem como no aumento do metabolismo basal (repouso), dessa forma potencializando gasto calórico até mesmo após os exercícios e consequentemente favorecendo emagrecimento.

• Quanto mais treinar melhor. MENTIRA, essa ideia já caiu por terra há bastante tempo, o ideal é treinar com qualidade e não em quantidade, portanto em um treino de 30 minutos por exemplo, bem planejado e bem executado pode ter melhores resultados do que treinamentos longos (60, 90 min, etc). Além de não ter resultados significativos a probabilidade de se machucar aumenta.

• Muitas pessoas treinam e não conseguem emagrecer. VERDADE, muitas pessoas pelo fato de estarem treinando acham que podem comer mais. Para emagrecer precisa de balanço calórico negativo, ou seja: gastar mais do que se consome, portanto não adiantará nada gastar X calorias se você consumirá X+Y calorias. Outro fator importante é em que nível de intensidade está se treinando para emagrecer, pois o organismo é inteligentíssimo e se adapta a tudo que nos propomos a fazer para mudarmos nossa condição, por exemplo: Se há anos você caminha ou corre da mesma forma, tenha certeza que não haverá mais melhorias fisiológicas, pois, seu organismo já se habituou e com isso os resultados serão estacionados, inclusive o processo de emagrecimento.

• Existem alguns horários que são melhores que outros para se obter bons resultados. MENTIRA – Cada pessoa tem um relógio biológico diferente, portanto o horário de treinar dependerá de cada pessoa.

Para se obter resultados seguros, eficientes e duradouros é de suma importância procurar Profissionais capacitados para ajudarem você a ter uma qualidade de vida melhor, NÃO arrisque sua saúde ouvindo conselhos de amigos, parentes, blogueiras e pessoas sem formação para tais aconselhamentos. Você poderá ter consequências irreversíveis.

Já imaginou alguém que não é dentista mexer no seu dente?

Obrigado a todos e até o próximo post

Professores
Geraldo Filho
Flávia Gouvêa

Faça seu comentário usando o Facebook

One Comment

Comments are closed.

© 1999-2019 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA
WhatsApp chat