Corpo de Bombeiros atende ocorrência de incêndio em Varginha

Compartilhar

O Corpo de Bombeiros de Varginha, atendeu uma ocorrência de um incêndio à uma residência nesse domingo, 18, e segundo o próprio proprietário do imóvel que aluga para outra pessoa, informou que possivelmente começou em cima de uma geladeira , onde havia uma vela acesa e a mesma por algum motivo veio a cair . Em cima da geladeira havia alguns utensílios de plástico que pegaram fogo vasilhas e jogos americanos de mesa. Na chegada do Corpo de Bombeiros a equipe deparou com um dos cômodos da casa totalmente tomados pela fumaça , e as chamas já havia se extinguido e só haviam brasas.

Fazemos um alerta a população que ao fazer uso de velas em suas residências siga alguns passos se segurança para se evitar incêndios

1. As velas precisam ser fixadas de forma segura em suportes de vidro, cerâmica, louça ou metal, para que não caiam durante a queima. Devem estar longe de produtos inflamáveis, como tecidos, cortinas, papéis…

2. UMA VELA ACESA DEVE ESTAR SEMPRE EM LOCAL SEGURO AOS CUIDADOS DE UM ADULTO, longe do alcance de crianças e animais de estimação.

3. As velas acesas NÃO devem ser deixadas em locais sem supervisão – NUNCA DEIXE UMA VELA SOZINHA-. Os cuidados devem ser redobrados com velas que possuem formatos diferentes das quadradas e cilíndricas, pois devido a falta de uniformidade elas geralmente escorrem.

4. Mantenha as velas longe de correntes de ar quando estão acesas. NÃO queimar velas em cantos, pois há aumento da temperatura ocasionando alteração na queima e podendo causar acidentes.

5. As velas em recipientes de lata ou vidro não devem ficar acesas mais de 3 horas seguidas. Recipientes de vidro podem ficar muito quentes, podendo rachar ou quebrar.

6. As velas em recipientes tem maior quantidade de cera líquida, por isso nunca manuseie o recipiente com a vela acesa ou ainda quente, pois você pode se queimar.

7. A chama não deve entrar em contato com a lateral ou fundo do recipiente. Como prevenção, apague a vela quando a chama estiver próximo do contato e posicione o pavio novamente no centro. É importante apaga-la antes de queimar por completo.

8. Velas acesas ou ainda quentes não devem ser manuseadas – Exceto em caso de emergência – a parafina no seu estado líquido pode causar queimaduras, e quando derrubada pode causar incêndios.

9. TODAS as decorações inflamáveis fixadas na vela –fitas, pérolas, adesivos, glitter, etc.- devem ser obrigatoriamente RETIRADAS antes de acendê-la.

10. As velas não devem ficar expostas a luz solar ou outras fontes de calor.

11. Se a vela estiver soltando muita fuligem é necessário aparar o pavio, avaliar a incidência de vento ou muda-la de lugar.

12. Para apagar a vela, preferencialmente, imerja o pavio na parafina líquida com ajuda de algum objeto metálico, em seguida reposicione o pavio na vertical para a próxima utilização.

13. NÃO recomenda-se assoprar uma vela acesa, a parafina em estado líquido pode espirrar no corpo provocando queimaduras.

14. Não utilize água para apagar uma vela. A parafina quente pode espirrar provocando acidentes. E quando a vela estiver em pote de vidro o choque térmico pode ocasionar o rompimento do mesmo.

15. Ao reacender a vela corte o pavio cerca de 6 mm, isso fará com que a queima da vela seja correta evitando a liberação de muita fumaça.

16. A piscina de parafina deve estar sempre limpa, livre de restos de pavio, fósforos ou demais materiais, os mesmos podem formar um novo pavio deixando a queima insegura.

17. Antes de sair de casa ou ao ir dormir APAGUE TODAS as velas.

18. Velas flutuantes foram desenvolvidas para serem utilizadas sobre a água.

19. Se for acender duas ou mais velas é necessário manter uma distância segura entre elas – sugerimos a partir de 12 cm

Paulo Estevam Costa C. Preta S.Ten BM
Comandante do 2ºPelotão Operacional /1ªCIA / 9ºBatalhão de Bombeiros Militar – Varginha


Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “Corpo de Bombeiros atende ocorrência de incêndio em Varginha

Comments are closed.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com