Covid-19: UFJF recebe voluntários para estudo com vacina BCG

Compartilhar

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está à procura de voluntários para estudo da vacina BCG contra o Coronavírus.  A instituição realizará a pesquisa em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O estudo pretende determinar a eficácia da vacina contra a forma grave da Covid-19 em Juiz de Fora.

Segundo a universidade, os voluntários serão entrevistados, testados e, por fim, será feita a seleção entre eles. Parte dos escolhidos receberá a vacina BCG e o outra vai receber um placebo. Os integrantes serão acompanhados por seis meses, as entrevistas e testagens se repetirão a cada bimestre. O participante que apresentar suspeita de Covid-19, deverá informar os pesquisadores. Os voluntários poderão receber a vacina contra a doença, se liberada.

Conforme Kézia Scopel, pesquisadora do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF, a participação voluntária é completamente segura. Ela afirmou que já foram confirmados estudos científicos sobre a atuação da BCG contra infecções inespecíficas pelo processo chamado imunidade treinada. No Brasil, outras instituições já realizam a pesquisa, entre elas está a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para participar do estudo é preciso ter entre 20 e 50 anos, morar com profissionais da saúde ou militares ativos, não ter sido infectado pelo coronavírus, não estar vacinado contra a Covid-19 ou próximo na fila de vacinação. Além disso, não podem estar grávidas ou amamentando, possuir diabetes ou hipertensão descontroladas, outras doenças ou alergias graves.

Fonte: Portal Amirt
Faça seu comentário usando o Facebook
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com