Curiosidade: Empresa israelense desenvolve equipamento que transmite som dentro do ouvido do usuário sem fone

Compartilhar

Uma nova tecnologia que está prevista para ser disponibilizada a partir do ano que vem permite transmitir áudio diretamente para o ouvido dos usuários, sem a necessidade de fones de ouvido. Batizado de SoundBeamer 1.0, o aparelho usa ultrassom para criar uma “bolha” com sons que só ele pode ouvir.

A empresa israelense Noveto Systems anunciou o desenvolvimento de um sistema de som que é capaz de transmitir música diretamente para o ouvido dos usuários, sem a necessidade de fones de ouvido. Batizado de SoundBeamer 1.0, o aparelho usa ultrassom para criar uma “bolha” de áudio ao redor do ouvinte, que escuta os sons normalmente. Apesar disso, pessoas que estiverem fora dessa bolha não conseguem ouvir o áudio gerado pelo dispositivo.

Parecido com um subwoofer de mesa, o equipamento pode produzir som em estéreo ou “surround” simulando um sistema de som de 360 graus. Além disso, o dispositivo pode ser programado para acompanhar os movimentos da cabeça do usuário e ajustar a bolha automaticamente, para que os canais de som estejam sempre perfeitamente posicionados.

Com previsão de chegada ao mercado em 2021, o CEO da Noveto, Christophe Ramstein, diz que é difícil explicar a tecnologia porque “o cérebro não entende o que não conhece”. Não é a primeira vez que a empresa anuncia um produto com som direcional: em 2018 ela apresentou um sistema de som similar chamado Sowlo, que deveria ter sido lançado em 2019 mas, aparentemente, nunca chegou ao mercado.

Fonte: Portal Amirt
Faça seu comentário usando o Facebook