Onda Sul FM

Curso de capacitação voltado para a seleção de cafés especiais está ajudando produtores do Sul de Minas

 Curso voltado para a seleção de cafés especiais gera mais renda ao produtor

Foto: Internet

O treinamento é oferecido pela Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé, ministrado pelo professor e especialista em qualidades de cafés Flávio Meira Borém, da Universidade Federal de Lavras e tem duração de uma semana.

O treinamento de cafeicultores garante mais rentabilidade com a produção de café especiais. Isso ocorre porque a seleção dos grãos precisa ser feita por profissionais com alto conhecimento.

Agrônomos e técnicos recebem informações valiosas para as boas práticas do planejamento da colheita, desde o momento da colheita, preparo do café, secagem e beneficiamento e armazenamento de grãos.
O professor revela que a capacitação é inédita no Brasil.

O Brasil é considerado o maior fornecedor de cafés especiais do mundo. A demanda interna e externa deste tipo de produto é crescente e a nação do café já acompanha em ritmo forte essa tendência mundial. Os principais compradores do café especial brasileiro são Estados Unidos, alguns países da Europa, como Itália, Bélgica, Reino Unido e Espanha, além do Japão.
Conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a cafeicultura brasileira é uma das mais exigentes do mundo, em relação às questões sociais e ambientais, e há uma preocupação em se garantir a produção de um café sustentável.
Minas Gerais é o maior estado produtor de café do Brasil, responde por cerca de 50% da produção nacional e é uma das principais fontes de cafés especiais do país. Praticamente 100% das plantações são de café Arábica, cultivado em quatro regiões produtoras: Sul de Minas, Cerrado de Minas, Chapada de Minas e Matas de Minas, que exportam seus cafés pelos portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória.

Foto: Internet
Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2019 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA