Decreto que regulariza lei do queijo artesanal será assinado nesta quarta-feira

Compartilhar
Os produtores de queijos artesanais de Minas Gerais têm muito a comemorar: nesta quarta-feira, dia 19 de agosto, às 9h, em cerimônia virtual, será assinado pelo Governador Romeu Zema o Decreto que regulamenta a Lei 23.157/18.
O texto legal dispõe sobre a produção e comercialização de vários tipos de queijos artesanais fabricados no Estado e garante a qualidade e a inocuidade dos produtos.
Presidente da Associação de Produtores de Queijo Canastra (Aprocan) e da Associação Mineira dos Produtores de Queijo Artesanal (Amiqueijo), João Carlos Leite estará presente na assinatura do Decreto, que acontecerá em Belo Horizonte.
Joãozinho, como é mais conhecido, explica que as determinações da Lei dos Queijos Artesanais de Minas são consideradas fundamentais para a geração de renda, qualidade de vida e para a manutenção dos produtores na atividade.
“Este Decreto é a concretização de um árduo e importante trabalho. Ele tornará viável as regras que oficializarão a produção artesanal de queijo como uma agroindústria e possibilita a criação de variedades de queijos artesanais. Até então, só havia reconhecimento legal em Minas Gerais para o Queijo Minas Artesanal,”, explica.
Segundo dados da Aprocan, a região da Serra da Canastra conta com 65 produtores cadastrados ou em fase de regulamentação, com produção média de 25 queijos por dia, com uma valorização equivalente a 5 vezes mais em relação aos queijos informais. Somando a venda de todos os produtores cadastrados, o faturamento do queijo artesanal fica em cerca de R$ 81.250,00 por dia.
A expectativa é que, com a regularização da Lei, os produtores que não são regularizados busquem adequar suas produções e realizem seus cadastros junto ao IMA, a fim de agregar valor ao produto e à região da Serra da Canastra. De acordo com levantamentos, existem pelo menos 735 produtores de Queijo Minas Artesanal na Região da Serra da Canastra ainda trabalhando sem o registro no IMA.
Fonte: 104,FM
Faça seu comentário usando o Facebook