Dia Mundial do Rádio: veículo passou por adaptações para se manter atual

Compartilhar

Neste sábado, 13 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial do Rádio, o veículo de comunicação mais adaptável às mudanças.  Atualmente, o rádio está presente nas diversas plataformas, como redes sociais, por meio de transmissões ao vivo, em aplicativos e até em canais de TV.

“Hoje estamos comemorando o Dia Mundial do Rádio. Este veículo de comunicação que há muitos anos entra em todos os lares e em todos os rincões do nosso país. Para nós que trabalhamos nele é uma grande paixão, uma paixão que leva entretenimento, música e informação”, destacou o presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), Luciano Pimenta.

A data foi criada para promover a conscientização sobre o acesso à informação e a liberdade de expressão. Durante a pandemia da Covid-19, o veículo exerceu papel fundamental na divulgação de notícias e orientações para prevenir a doença. Em locais mais afastados, o rádio, muitas vezes, é o único meio de se manter informado.

Origem da data

O dia 13 de fevereiro foi escolhido como o Dia Mundial do Rádio em homenagem à primeira emissão de um programa da Rádio das Nações Unidas, em 1946. Na época, seis países receberam a transmissão do programa.

Em 2011, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) oficializou a data, porém apenas em 2012 ela foi celebrada.

Fonte: Portal Amirt
Faça seu comentário usando o Facebook