Educadora física dá dicas de como perder os quilinhos adquiridos nas festas de fim de ano

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Natal, Réveillon, as festas de fim de ano que sempre rendem uns quilinhos extras devidos as ceias sempre fartas. Nos primeiros dias do ano, muitas pessoas já começam a pensar em maneiras de perder estes quilinhos, para ajudá-las, conversamos com a educadora física Beatriz Navarro que trouxe alguns dicas de alimentação e exercícios.

De acordo com Beatriz, as pessoas devem ingerir bastante água, suco de limão ou abacaxi. Alimentos leves como legumes e verduras também entram para o cardápio. ” Alimentos leves de fácil digestão. 6x refeições leves no dia de pequenas porções. Quanto mais colorido o prato, mais variedades de vitaminas e nutrientes”, explica.

A prática de atividade física também é uma forte aliada, a preferência para exercícios aeróbicos como bike e caminhada facilitam o processo.

“Se possível 15 minutos de atividade física por dia já ajudam na redução de peso principalmente para os que já viviam uma vida sedentária, fará bastante diferença. E aos poucos ir aumentando o tempo diário de atividade física de intensidade leve a moderada. Ou atividades de moderada a alta intensidade de 3 a 4x por semana para os já ativos”, orienta.

Para quem quer evitar academias, também há dica para exercício em casa:

  • Corrida no lugar
  • Abdominais
  • Prancha (sustentar o máximo de tempo possível)
  • Prancha lateral
  • Agachamento isométricos (encosta na parede agachado imaginando que ira sentar em um banco, sustentar o máximo de tempo possível)
  • Flexão de braço, no chão ou na parede (apoiar a s mãos na parede e afastar os pés na parede criando uma diagonal, e flexiona os braços como se fosse beijar a parede)
  • Elevação de quadril (deitado de costas no chão e pés no sofá, subir o quadril contraindo abdômen e glúteo)
  • Polichinelo
  • Prancha alternada ( com as pernas em cima do sofá,  mãos no chão, tocar os ombros com as mãos alternando os lados, manter o corpo reto)
  • Na posição de prancha, subir os joelhos na direção da barriga alternadamente como se estivesse correndo
  • Na posição de prancha encostar a lateral do quadril no chão alternadamente
  • Sentado ao chão,  encostado no sofá,  colocar as mãos no acento do sofá, levar o quadril fazendo força com os braços
  • Em pé, com os pés afastados na largura do quadril, subir e descer na ponta dos pés,  joelhos bem esticados e contraindo abdômen, glúteo e panturrilha.
Fonte: Onda Poços
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