O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que eleitores que não regularizarem sua situação até o dia 30 de maio terão o título cancelado. A medida atinge quem deixou de votar, justificar ou quitar débitos com a Justiça Eleitoral e não tomou providências para regularização.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Para evitar o cancelamento, é necessário comparecer a um cartório eleitoral ou acessar o autoatendimento no site do TSE e fazer um requerimento formal. A decisão final cabe ao juízo eleitoral, que analisará a documentação apresentada.
A Justiça Eleitoral ressalta que a simples quitação de débitos não garante a manutenção do título. É preciso, além do pagamento, solicitar a regularização do documento. O TSE também alerta que não haverá notificação individual sobre o cancelamento. O eleitor deve consultar sua situação no site oficial do tribunal.
Com o título cancelado, o cidadão fica impedido de votar, ser votado e exercer uma série de direitos civis.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7