Em Pouso Alegre, arquidiocese prevê volta de missas em agosto

Compartilhar

A arquidiocese de Pouso Alegre divulgou na manhã desta sexta-feira (3) o plano de retomada gradual das atividades presenciais nas paróquias ligadas à instituição. O plano tem etapas e prevê a volta das missas com presença de fiéis no dia 1º de agosto.  No site, há detalhes dos procedimentos obrigatórios como distanciamento, uso de máscaras e reforço da higienização para evitar a transmissão do coronavírus.

Segundo o documento assinado pelo arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado, a primeira etapa do plano começa na primeira quinzena de julho. Nesta etapa, serão trabalhados a conscientização do clero e dos fiéis, cadastramento e treinamento de voluntários e atendimento de confissões e bênçãos nas igrejas. Ainda segundo o documento, cada paróquia deve avaliar as regras das secretarias municipais de saúde antes de voltar a realizar as missas.

Na segunda quinzena de julho, está prevista a volta de cerimônias como batismo, casamento, unção dos enfermos e exéquias. A primeira missa com fiéis deve acontecer na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre no dia 1º de agosto. Nas demais paróquias, a volta está autorizada a partir de 2 de agosto.

As fases posteriores incluem retomada de missas em comunidades, distribuição da Sagrada Comunhão aos Enfermos a iniciação sacramental dos adultos, reuniões pastorais e dos movimentos e a retomada da catequese, além dos encontros de pastoral e dos movimentos e as festas dos padroeiros.

Faça seu comentário usando o Facebook