Em redes sociais médico alerta sobre novo vírus e pede cuidados para população

Compartilhar

Em um post publicado nesta manhã de segunda-feira, 23 de março, para o médico  Dr Fábio Siqueira, existe uma grande possibilidade de que o SARS-COV-2 já circula  entre nós. Os próximos dias são cruciais, já que, segundo dados epidemiológicos, estaremos vivendo o ponto máximo de proliferação infecto-contagiosa do tão temível COVID-19 exatamente nestes próximos dias.

O grande problema no Estado de Minas Gerais é que não há no momento kits para a realização o teste-rápido disponíveis para casos leves e moderados. Há uma limitação importante neste sentido.
(Casos suspeitos continuarão como suspeitos, sem confirmação, a despeito de uma necessidade científica para utilização de resultados concretos de exames específicos para estudos epidemiológicos).

Os kits disponíveis no mercado estão sendo direcionados preferencialmente para Áreas de Transmissão “Sustentada” (ATS) no Estado de MG, o que não é o caso de nossa cidade, uma vez que Carmo do Rio Claro não registrou nenhum caso suspeito que tenha sido estratificado com sendo “GRAVE”. De todos os casos notificados como suspeitos, todos são considerados, até o momento, LEVES ou MODERADOS, cujo tratamento é feito através de isolamento em domicílio.

A prefeitura está esforçando-se, através da secretaria de saúde do município, para adquirir kits (a um valor aproximado de 90 reais) que só estariam disponíveis para o final do mês de abril e em número bastante limitado, ou seja, para após o pico de incidência de manifestação da doença.

ORIENTAÇÕES

Previnam-se, evitem o quanto puderem o contato e a aproximação com outras pessoas, evitem beijos, abraços, apertos entre-mãos, utilizem sabão e álcool-gel nas mãos e braços com frequência.

Se você estiver gripado, obrigatoriamente use máscara e isole-se totalmente, procure atendimento se estiver com FEBRE ALTA E PERSISTENTE  associada a FALTA DE AR IMPORTANTE, pois os dois sintomas associados presumem uma evolução de maior gravidade.Do contrário, fique em casa.

Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “Em redes sociais médico alerta sobre novo vírus e pede cuidados para população

Comments are closed.