Em um importante avanço no enfrentamento à violência contra a mulher, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) anunciou na última sexta-feira (1º/08) uma nova ferramenta digital que permitirá o monitoramento, em tempo real, de ocorrências envolvendo esse tipo de crime. A novidade foi apresentada durante o lançamento da Operação Agosto Lilás, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A tecnologia visa acelerar a resposta policial e tornar o atendimento às vítimas mais eficiente e estratégico. Com base em dados registrados no sistema — como o tipo de agressão, reincidência de denúncias, existência de medida protetiva, entre outros — a ferramenta realiza uma classificação de risco, priorizando os casos mais graves e possibilitando uma atuação imediata da PM.
Segundo a major Layla Brunnela, chefe do Centro de Jornalismo da PMMG, o recurso representa um grande salto na proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade. “A cada nova ocorrência registrada, os militares envolvidos recebem em tempo real as atualizações, o que permite uma atuação mais ágil e direcionada. A classificação orienta os policiais sobre a urgência do atendimento e também fortalece o acompanhamento posterior da vítima”, explicou.
A informatização do processo está integrada a outras frentes de atuação da PMMG neste mês de agosto, como palestras educativas, campanhas de conscientização e ações repressivas. O objetivo é ampliar a visibilidade da causa e reforçar os mecanismos de proteção.
Agosto Lilás: ações integradas em todo o estado
A campanha Agosto Lilás é marcada por uma série de atividades promovidas pela PMMG em todo o estado. Estão previstas visitas preventivas com base no Protocolo de Segunda Resposta, operações de enfrentamento à violência doméstica, reuniões com órgãos da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, além de palestras educativas e cumprimento de mandados de prisão relacionados a esse tipo de crime.
Com essas ações, a corporação busca reforçar seu compromisso com os direitos humanos e garantir mais segurança e dignidade às mulheres mineiras.
Serviço consolidado no estado
Desde 2010, a Polícia Militar desenvolve o serviço de Prevenção à Violência Doméstica (PVD), por meio das Radiopatrulhas de Proteção à Mulher (RpPM). Hoje, esse serviço está presente de forma fixa em 172 municípios, com atendimento estendido a outras localidades por meio de patrulhas especializadas.
A PMMG orienta a população a denunciar casos de violência doméstica pelos canais oficiais:
📞 190 – Emergência policial
📞 180 – Central de Atendimento à Mulher
📞 181 – Denúncia anônima

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t







