Em uma investigação que parece roteiro de filme do FBI, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) desvendou, após mais de uma década, um roubo a uma casa lotérica em Poço Fundo, no Sul do estado. O crime, cometido em 2011, foi solucionado graças à tecnologia de ponta na análise de DNA, que permitiu identificar e indiciar um homem de 36 anos como autor do assalto.
Aqui você encontra nossos canais oficiais: Clique aqui
Na época, o criminoso, então com 22 anos, entrou armado no estabelecimento, ameaçou os funcionários e, usando uma marreta, destruiu a vidraça que protegia a área restrita da lotérica. De lá, roubou uma quantia em dinheiro. Mas cometeu um erro fatal para qualquer criminoso: deixou sangue na cena. Ferido ao invadir o local, o assaltante deixou vestígios biológicos que, silenciosamente, foram colhidos pela perícia e guardados como uma peça-chave esperando o momento certo.
Esse momento chegou anos depois, quando o perfil genético do suspeito apareceu no Banco de Dados Genéticos. A partir daí, como em uma verdadeira caçada, os investigadores solicitaram o exame de confronto e o DNA não deixou dúvidas: era ele. A evidência biológica coletada no passado bateu perfeitamente com o material genético do investigado.
Para o delegado Éder Neves, que comandou a investigação com precisão cirúrgica, o caso é um exemplo claro de como a perícia moderna e o cuidado com a cena do crime podem ser decisivos. “Esse inquérito mostra como o correto isolamento e coleta de vestígios, aliados à tecnologia, são fundamentais para o sucesso das investigações”, afirmou.
A operação contou com o trabalho dedicado dos investigadores Nagib Abdelmur e Rafael Werneck, do perito criminal André Novaes, do Posto de Perícia Integrada de Alfenas, e de especialistas da Seção Técnica de Biologia e Bacteriologia Legal, em Belo Horizonte.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t