Pesquisar
Pesquisar

Enem 2025: 3,5 milhões fizeram primeiro dia de prova

Aplicação ocorreu sem intercorrências significativas. Número de inscrições aumentou 11% em relação a 2024 e mais de 38% comparado a 2022. Redação abordou “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”

10/11/2025
em Destaque, Destaque
Enem 2025: 3,5 milhões fizeram primeiro dia de prova

Dados preliminares apontam que, dos mais de 4,8 milhões inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, 73% participaram da prova neste domingo, 9 de novembro. O exame registrou aumento de 11% no número de inscrições em relação à última edição e de mais de 38% em relação a 2022.

?Aqui você encontra nossos canais oficiais: Clique aqui

O balanço preliminar foi apresentado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, em coletiva de imprensa na sede do Instituto, em Brasília (DF), ao final da aplicação deste domingo (9). O ministro anunciou que o gabarito do primeiro dia de prova será divulgado na quinta-feira (13).

Camilo Santana ressaltou que o primeiro dia de prova do Enem ocorreu sem intercorrências significativas.

Todos os malotes foram entregues em seus respectivos locais de aplicação. O exame foi aplicado em todo o país, em 1.805 municípios, em 11.791 locais de prova, utilizando 164.906 salas de prova. São mais de 300 mil pessoas envolvidas na aplicação do Enem”, informou.

O presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou as medidas de segurança durante a aplicação do Enem deste ano. Segundo ele, uma das principais novidades foi o uso de detectores de metal em todas as salas de prova, procedimento que antes era restrito à entrada e saída de participantes para o banheiro. “Fizemos um esforço muito grande para aprimorar todos os mecanismos de segurança do Enem. O efeito tem sido muito positivo, garantindo maior controle e segurança”, afirmou.

Aplicação – No primeiro dia de provas, os participantes resolveram questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O ministro reforçou a atualidade da pauta, que exige um olhar cuidadoso por toda a sociedade. “O país começa a inverter um pouco a sua curva de faixa etária, aumentando o número de pessoas mais velhas. Com os avanços da medicina e da saúde, as pessoas estão com expectativa de vida muito maior. Isso exige políticas públicas importantes”, afirmou.

O exame continuará no próximo domingo, 16 de novembro, quando os participantes resolverão itens de ciências da natureza e matemática.

Reaplicação – Os participantes de cidades afetadas por desastres naturais terão reaplicação do exame garantida. As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.

O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 17 de novembro até as 12h do dia 21 de novembro (horário de Brasília). O recurso atende às pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital.

O inscrito só faz a prova do dia em que sua participação foi inviabilizada. A solicitação de reaplicação do Enem ocorre por meio de um pedido feito na Página do Participante.

Certificação – Nesta edição, o Enem voltou a ser utilizado para a conclusão do ensino médio. Neste ano, mais de 98 mil estudantes maiores de 18 anos solicitaram a certificação pelo exame. É necessário atingir, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.

Novidades – De forma inédita, o exame adotou a metodologia testlet, que agrupa itens variados em torno de um mesmo texto para avaliar o conhecimento do participante. Também foram utilizados detectores de metal em todas as salas.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t

 

0
COMPARTILHAMENTOS
42
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: #enem #inep #estudantes #faculdade #ondasul #educacao

Relacionado Posts

Grave acidente entre cinco veículos na BR-381 provoca duas mortes e deixa uma pessoa ferida
Destaque

Grave acidente entre cinco veículos na BR-381 provoca duas mortes e deixa uma pessoa ferida

10/11/2025
UEMG disponibiliza cursos gratuitos a distância
Destaque

UEMG está com inscrições abertas para o Vestibular 2026

10/11/2025
Inscrições para Conselho Tutelar começam nesta segunda-feira (10), em Carmo do Rio Claro
Destaque

Inscrições para Conselho Tutelar começam nesta segunda-feira (10), em Carmo do Rio Claro

10/11/2025
VÍDEO: Chá revelação dos influenciadores Clea Amaral e Rob Ferrero diverte e emociona web
Destaque

VÍDEO: Chá revelação dos influenciadores Clea Amaral e Rob Ferrero diverte e emociona web

10/11/2025
Próximo Post
Apostador do Sul de Minas ganha mais de R$ 500 mil na Lotofácil

Apostadores do Sul de Minas ganham na Lotofácil; Aposta de Passos está entre as premiadas

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Portal Onda Sul

  • Home
  • Vídeos
  • Fala na Cara
  • Coluna MG
  • Artigos
  • Notícias
  • Contato
  • Promoção
  • Ao Vivo