Está em crise? Aprenda como solucionar seus problemas financeiros nesse período

Compartilhar

Como estão suas contas nessa época de crise? Durante a pandemia muitas pessoas perderam o emprego, contrato com clientes, entre outras fontes de rendas possíveis. Mesmo perdendo essas fontes de renda os boletos continuam chegando. Por isso, nessas horas é muito importante saber como organizar as suas finanças em tempos de crise.

O mercado de crédito aqueceu como a modalidade de empréstimo com garantia de imóvel durante a crise, pois possui as menores taxas e prazos mais longos Porém é necessário se organizar financeiramente antes de solicitar um empréstimo.

Vamos elencar alguns itens que podem te ajudar a começar a se organizar e não se endividar, principalmente durante a pandemia.
Entenda como estão suas contas. O mais importante nessa hora é colocar na ponta do lápis tudo que você ganha e gasta, para ver se essas despesas se encaixam dentro do seu orçamento.

Evite gastos não essenciais

Após ver o seu orçamento, caso ele esteja muito apertado, comece a analisar o que é possível de ser cortado ou reduzido dele. Por exemplo, se todo dia você toma aquele cafezinho na padaria, poderia diminuir as vezes que faz isso durante a semana?
Simples atitudes como essa podem te fazer economizar bastante e te surpreender ao final do próximo mês.

Durante a crise, cancelar assinatura de serviços não essenciais como jornais e revistas pode ser uma boa alternativa de redução dos gastos. Nessa época, utilize a internet para buscar ficar bem informado.

Não assuma dívidas

Sabe aquela TV de 50 polegadas que você queria comprar? Essa não é a hora. Evite dívidas durante a pandemia, opte por tentar guardar dinheiro nessa época e daqui alguns meses quem sabe a TV dos sonhos estará aí na sua sala, diante dos seus olhos.
A ideia nesse caso é evitar, se possível, qualquer tipo de compra parcelada e financiamentos a longo prazo, visto que ainda não é possível prever quando o mundo voltará ao normal.

Controle suas idas ao supermercado

Não parece, mas essas passadinhas rápidas no supermercado podem ser um grande vilão do seu orçamento e custar caro ao final do mês.

Tente se organizar um dia para fazer compra para que ela dure de 15 dias a um mês, evitando assim de ir ao supermercado todos os dias. Além disso, adote o costume de anotar cada item que pegará no supermercado.

Uma boa dica antes de fazer sua compra é analisar tudo que tem em casa e fazer uma lista do que está faltando. Siga ela de forma rígida e tente estabelecer um teto de gasto.

Pesquise produtos e serviços

Os problemas nessa pandemia continuam os mesmos, às vezes é necessário fazer algum tipo de manutenção em sua casa, carro, ou comprar algo que tem um alto valor. Antes de fazer isso é importante pesquisar preços, fazer um comparativo para poder economizar.

Por exemplo, se uma peça de carro na oficina x custa R$ 100, dê uma olhada na internet, quem sabe você encontra a mesma peça por um preço mais em conta. Isso também vale se precisar de um serviço, como por exemplo, alguém que arrume o encanamento da sua residência, cote preços e tente encontrar o melhor custo benefício.

Pague suas contas em dia

Evite juros, anote na sua agenda os vencimentos de todas as contas que tem que pagar naquele mês, assim poderá evitar a cobrança de encargos, que quando somadas, podem atrapalhar seu orçamento no final do mês.

Negocie dívidas

Em tempos de crise, os bancos estão querendo receber dinheiro. Portanto, essa é uma boa hora para ligar e tentar negociar sua dívida com o gerente do seu banco, ou aquela conta que está atrasada há anos.

Tenha um reserva de emergência

A pandemia mostrou o quanto é importante ter uma reserva financeira. Se puder, tire uma parte da sua renda para poder guardar. Assim, terá uma segurança financeira caso aconteça qualquer tipo de imprevisto.
Gostou das dicas? A ideia é que atitudes como essas fazem com que você não passe por essa etapa no vermelho e tenha um capital quando tudo melhorar.

Faça seu comentário usando o Facebook
Qual sua reação sobre o post!?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Menu
Right Menu Icon