Estudos mostram que bom humor faz bem para saúde e reduz até 10% a sensação de dor

Compartilhar

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, apontou que rir reduz em até 10% a sensação de dor. Além disso, especialistas ainda mostram que o bom humor fortalece o sistema imunológico, ajuda na prevenção de doenças, aumenta a energia e a ajuda no estresse.  

Alguns pesquisadores também garantem que o riso e o bom humor protegem o coração, visto que melhoram a ventilação pulmonar e o fluxo sanguíneo, protegendo contra problemas cardiovasculares. No Japão, um estudo realizado com idosos destacou que pacientes bem-humorados tinham menos riscos de doenças cardiovasculares graves. Um outro levantamento publicado na Noruega mostrou que o senso de humor está diretamente ligado a uma maior expectativa de vida.  

Nesta área, há inúmeras pesquisas e todas garantem o benefício do bom humor. Outro estudo, realizado pela Universidade Loma Linda, na Califórnia, nos Estados Unidos, provou que o bom humor é um forte aliado para o bem-estar profissional, já que pessoas bem-humoradas conseguem se adaptar e lidar melhor com as situações adversas.  

Ainda conforme a pesquisa, o riso ajuda, inclusive, a melhorar a memória e o aprendizado, visto que diminui os hormônios do estresse.  

A professora do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, Tatiana Mourão, explicou que quando damos uma boa gargalhada, inúmeras alterações biológicas ocorrem no organismo, como diminuição do cortisol, alterações no sistema cardiovascular e liberação de endorfinas.  

Além disso, outros estudos destacam que um bom sorriso no rosto deixa os músculos relaxados por até 45 minutos, aliviando a tensão física e o estresse. Já uma pesquisa norte-americana ainda indica que três minutos de boas risadas equivalem a dez minutos de exercício de remo.  

Por isso, Tatiana deixa a seguinte dica: “devemos sempre nos cercar de uma pitada de humor, procurar enxergar perspectivas favoráveis a despeito das dificuldades, saber que tudo passa, inclusive, os momentos difíceis. Essa atitude de enfrentar as dores de forma otimista e com senso de humor abre portas para soluções criativas e é uma maneira de desenvolvermos uma capacidade importante de enfrentar situações adversas, ajuda na preservação da saúde mental e física.” 

Fonte: Portal Amirt
Faça seu comentário usando o Facebook