Passos vive uma escalada preocupante nos crimes de estelionato e delitos virtuais. Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) apontam que os registros cresceram 69,31% em 2025, saltando de 371 casos em todo o ano passado para 630 ocorrências apenas até agosto deste ano.
Aqui você encontra nossos canais oficiais: Clique aqui
O levantamento parcial, divulgado nesta semana, mostra que a alta não é um fenômeno isolado. Em todo o estado de Minas Gerais, a média chega a 120 golpes por dia em 2025, um número assustador se comparado a cinco anos atrás, quando a média era de apenas quatro casos diários. O crescimento é de 850% no período.
Cenário nacional confirma tendência
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025 reforça a gravidade do problema. Entre 2018 e 2024, o Brasil registrou alta de 408% nos estelionatos, com destaque para os crimes eletrônicos, que tiveram crescimento de 17% apenas no último ano.
Em Minas, a situação também é alarmante: as denúncias feitas ao Disque Denúncia 181 aumentaram 336% em relação a 2023, ultrapassando 79 mil notificações de cibercrimes.
Preocupação crescente
Especialistas avaliam que a expansão do acesso digital, combinada à sofisticação das quadrilhas, está tornando a população mais vulnerável a golpes, especialmente os que envolvem aplicativos de mensagem, falsos boletos e fraudes bancárias..
