Durante a tarde desta terça-feira, 22, o Promotor da Comarca de Carmo do Rio Claro, Dr. Cristiano Cassiolato, se reuniu com o Delegado da Polícia Civil, Dr. Renato de Araújo Cardoso e o Tenente da Polícia Militar, Izildo Alves Soares Júnior, para uma coletiva de imprensa sobre a sequência de roubos a mão armada no município no mês de junho e atualizações das investigações.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Os assaltos aconteceram entre os dias 12, 13 e 14 de junho em Carmo do Rio Claro. Segundo os registros das ocorrências, uma residência e três estabelecimentos comerciais foram roubados em Carmo. Na residência, um diretor de teatro teve a casa invadida, entrou em luta corporal com o suspeito, sofreu ameaças com arma de fogo e teve a sua moto roubada.
Em outro caso, o Auto Posto Netinho, também foi alvo da quadrilha. O funcionário foi rendido enquanto trabalhava durante a madrugada. Além de uma quantia do caixa da conveniência, a sua moto foi levada durante a ação. Já no Auto Posto Itajaó, os funcionários também foram rendidos e tiveram seus pertences roubados pelos assaltantes.
A coletiva
Durante a coletiva, além de apresentarem todos esses casos, as autoridades expuseram que um homem e mais três menores foram apreendidos durante os desdobramentos desses casos, mas que há investigações em andamento.
De acordo com o Promotor, Dr. Cristiano Cassiolato, o que mais preocupa as autoridades policiais é que o caso não foi cometido apenas por carmelitanos, mas criminosos de outras regiões que estão encontrando maneiras de prosseguir com o crime em Carmo do Rio Claro. Segundo ele, há moradores fornecendo diversas informações e locais para eles se refugiarem.
A Polícia Civil e Militar continuam em diligências para rastrear um indivíduo que conseguiu fugir e também estão investigando as pessoas que podem ter relação indireta com esses criminosos. Caso seja comprovado a participação dessas pessoas, a pena dada a elas deverá ser tão severa quanto aos criminosos já capturados. Essa “relação indireta”, pode ser algum amigo, relação amorosa, entre outros.
Orientações
A polícia orienta aos carmelitanos que sejam prudentes e que ajudem no trabalho das investigações. Caso veja alguma movimentação estranha, fotografe, filme e chame a Polícia Militar para o registro de um Boletim de Ocorrência.
De acordo com eles, a participação da comunidade é fundamental para que a solução desses crimes seja dada mais rápida e que menos criminosos possam andar livremente pelas ruas. Suspeita-se que essa sequência de roubos em Carmo do Rio Claro pode estar diretamente ligada a influência do tráfico de drogas na cidade, visto que, durante a operação policial, muito material ilícito foi apreendido.
Aos pais ou responsáveis por menores de idade, estejam atentos as mudanças de comportamento e humor, também as companhias e aos objetos pessoais, os presentes, exemplo: um celular novo, um par de tênis, roupas, cordões, anéis, relógios, entre outros objetos.
Essas orientações são ainda mais fortes para a zona rural. Qualquer movimentação suspeita, acione a polícia. Essa é a primeira resposta oficial dada a comunidade de Carmo do Rio Claro do caso. Em breve novos desdobramentos do caso devem acontecer.
Relembre
